Secretaria de Educação considera 'desnecessária' espera em filas.
'Se não vier, dá até briga', justifica mãe de Cruzeiro do Sul.
Pais aguardam mais de 24 horas em filas em frente de escola (Foto: Reprodução/TV Cruzeiro do Sul)“Vim em busca de uma vaga para minha irmã, ela não pode vir porque estava doente. Eu já estudo aqui e estou na fila em busca de uma oportunidade também para ela, pois considero uma escola de qualidade. Estou aqui desde ontem, montei a barraca para ficar protegido do sol e da chuva”, conta.
“Eu vim com minhas duas filhas dormir aqui em busca de uma vaga para uma delas, a outra veio junto pois não tinha com quem deixar. O diretor disse que não precisa a gente vir, mas se não vier dá até briga pois na hora todos querem vagas”, disse a mãe.
A escola de ensino médio é a mais procurada, pois fica localizada próximo ao Centro da cidade. O diretor Marcondes Maciel acredita que o grande número de pessoas se dá em razão dos pais darem preferência a escolas longe de suas residências.
Jovem montou barraca em frente à escola para garantir vaga para irmã (Foto: Reprodução/TV Cruzeiro do Sul)O representante da Secretaria de Educação em Cruzeiro do Sul, Amarízio Saraiva, disse que o estado planeja realizar um zoneamento escolar a partir deste ano. Os alunos já serão direcionados para a instituição de ensino médio que devem ser matriculados ao saírem do fundamental, sendo encaminhados de acordo com o local que residem.
“Em Cruzeiro do Sul, nós não temos necessidade de enfrentar filas. Algumas escolas estão com filas pois cada um tem seus interesses individuais. Tem escolas que quando encerram as matrículas ainda ficam quase 25% de sua capacidade. Estamos tentando há dois anos, e eu acredito que de 2015 para 2016, terá a matrícula cidadã, onde o aluno ao sair do 9º ano já saberá a escola a ser matriculado”, garante.
Cruzeiro do Sul conta com seis escolas de ensino médio, sendo uma na zona rural, duas mistas com ensino do 6º ao 3º ano e outras três escolas com apenas ensino médio.
Matrículas da rede estadual iniciaram nesta segunda-feira (12) (Foto: Vanísia Nery/ G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário