Valeu tudo na briga de Volkswagen e Fiat para colocar o seu carro na
liderança de vendas em 2014: descontos, facilidades no financiamento,
desova de estoque para locadoras e frotistas em vendas diretas a preços
abaixo da tabela.
Ambas as marcas têm grande experiência e canais de distribuição para
ampliar as vendas e esgotaram as suas possibilidades, contribuindo para
fazer de dezembro o terceiro maior mês em vendas da história do setor
automobilístico no Brasil e reduzir a queda de vendas para 6,9% no
fechamento do ano.
Mas o Gol foi quem morreu na praia; e por muito pouco. O Palio vendeu no
ano passado 183.744 unidades, cerca de 400 unidades a mais do que o
Gol, que ficou com 183.366, diferença mínima considerando o volume de
vendas de cada um. Fenômeno de vendas em 2014, quando chegou a liderar o
ranking, a picape Strada fechou o ano como terceiro veículo mais
vendidos no País, colocando pela primeira vez uma picape entre os três
primeiros: no ano passado a picape da Fiat ficou com uma mera sétima
posição.
O Onix também teve um avanço importante no ranking 2014: saltou da
oitava para a quarta posição, vendendo 150.842 unidades. Já o Uno caiu
de segundo lugar em 2013 para quinto no ano passado: o carro da Fiat
vendeu 122.978 unidades em 2014.
O Hyundai HB20 garantiu a sexta posição, com vendas de 119.789 unidades,
melhorando três posições no ranking em relação ao ano anterior,
enquanto o Fiesta, sétimo colocado (108.393 unidades), caiu três
posições. Além de não conseguir manter a liderança com o Gol, Volkswagen
não conseguiu colocar o Up entre os dez mais em 2014. O carro de
entrada da marca vendeu 58.898, o que lhe deu a 16ª posição. A picape
Saveiro ficou em 12º lugar e a Voyage em 13º (83.027 e 75.138 unidades).
A GM colocou o Prisma em 11º lugar e a Hyundai garantiu a 15º posição
para o HB20 sedã.
VERDINHO DE ITABUNA
Nenhum comentário:
Postar um comentário