MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Falta de água afeta produção rural em cidades da Grande BH


Agricultores de Juatuba e Mateus Leme já contabilizam prejuízos.
Reservatório Serra Azul, o mais crítico, abastece região.

DO G1 MG com informações do MGTV
A chuva dos últimos quatro dias foi um alívio, mas não foi suficiente para mudar a situação dos reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
O Sistema Serra Azul é o que apresenta situação mais crítica está com sua capacidade em menos de 6%. Produtores rurais da região de Juatuba e Mateus Leme estão apreensivos.
Onde era para ter brotado milho, a paisagem é de terra seca. Mas a chuva não veio e a produção foi perdida. De acordo com o lavrador Ari Silva, a situação tem se agravado ao longo dos anos. Em 2009, a área de plantio da fazenda era de seis hectares, hoje, a água disponível mal sustenta um.
“A gente teve que ter redução de 80% por falta d’água mesmo. Não teve condição de estar irrigando estas plantas”, explica. Ele diz que a qualidade da lavoura que permanece caiu.
“A gente não consegue ter uma produção boa, uma qualidade boa. É de fazer medo tem hora que a gente pensa, dá impressão que vai secar tudo”, conta.
A fazenda da família do veterinário Daniel também já viveu dias melhores. As espigas até nasceram, mas o milho não desenvolveu.
“Estaria prevista pra 15 de fevereiro iniciar a colheita. Mas a gente já está começando colheita agora. Porque a planta não atingiu maturidade, mas está começando a secar”, diz o veterinário.
O terreno era cheio de nascentes, que abasteciam a propriedade, mas nos últimos três anos elas foram secando. A principal chegou a fornecer em apenas um dia 50 mil litros de água, mas hoje está inutilizada. Com a seca, o nível do Ribeirão Serra Azul, que corta a fazenda, também caiu e serve apenas para matar a sede dos animais.
“Antes, até três anos atrás a situação de agua aqui era confortável. A gente tem até outorga pra usar água para irrigação, só que a gente nunca chegou a usar porque nunca precisou, a chuva veio no momento certo. De três anos para cá mesmo que precisava usar, não teria volume de agua suficiente pra irrigar as plantações”, explica.
De acordo com os meteorologistas este é o mês de janeiro mais seco dos últimos 105 anos, na região central do estado. A falta de chuva que tem prejudicado os produtores rurais preocupa a Prefeitura de Mateus Leme, na Região Metropolitana, onde fica parte da represa que abastece a região.
Segundo o secretário de meio ambiente da cidade, Elvis Gaia, o executivo municipal fez um mapeamento das microbacias e está analisando as medidas que precisam ser tomadas.
Esse trabalho ele tem o objetivo de diagnosticar o problema onde estão as principais perdas do sistema Serra Azul para que a Prefeitura possa estabelecer diretrizes na atuação dessa situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário