MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sem luz, escolas e comércio fecham antes do fim do expediente na Paraíba


Pai saiu para buscar filho mais cedo, mas congestionamento não permitiu.
Comércio fechou as portas e funcionários foram liberados mais cedo.

Maurício Melo Do G1 PB

Pais foram buscar os filhos mais cedo nas escolas que ficaram sem energia (Foto: Daniel Peixoto/G1)Pais foram buscar os filhos mais cedo nas escolas que ficaram sem energia (Foto: Daniel Peixoto/G1)
Por conta da falta de energia elétrica que atingiu todo o Nordeste na tarde desta quarta-feira (28), muitos pais foram buscar seus filhos mais cedo, assim como o comércio fechou as portas antes do horário. Em João Pessoa e em Campina Grande, as duas maiores cidades do estado, o trânsito ficou congestionado sem o auxílio dos semáforos.
Várias escolas públicas da capital liberaram os alunos logo que souberam que o problema de falta de luz era regional. No colégio estadual Lyceu Paraibano, um dos mais tradicionais da capital, antes das 16h todos os estudantes já haviam ido embora.
Semáforos ficara apagados por quase duas horas em João Pessoa (Foto: Daniel Peixoto/G1)Semáforos ficara apagados por quase duas horas
em João Pessoa (Foto: Daniel Peixoto/G1)
O colégio Pio X também encerrou as aulas logo que faltou energia. No entanto, os alunos ficaram no pátio da escola esperando que os pais chegassem para buscá-los.
“Quando soube que faltou energia em todo Nordeste, saí de casa para pegar meu filho por volta das 15h30. Mas devido ao trânsito já intenso e as ruas sem semáforo, gastei cerca de uma hora em meia”, contou José Roberto da Silva, corretor de imóveis que foi buscar seu filho no Pio X, no Centro de João Pessoa.
Os pontos de ônibus também ficaram lotados com a antecipação do fim do expediente no comércio. A Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) informou que em caso de apagão os logistas ficam livres para esperar o reestabelecimento funcionando ou liberar seus funcionários.
Tudo isso, junto com a falta de semáforos funcionando, contribuiu para congestionar o trânsito nas cidades maiores. Na capital, um agente de trânsito da prefeitura, que preferiu não se identificar, disse que não há agentes o suficiente para uma situação como esta e que o efetivo foi deslocado para os trechos onde já há trânsito complicado habitualmente.
Fato confirmado pela Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), que informou que às 15h20 desta quarta-feira (28) todos os semáforos da cidade se apagaram e que todo efetivo do turno da tarde foi deslocado para as principais vias da capital.
Vale este queda de energia (Foto: Editoria de Arte/G1)
Somente depois de quase duas horas de apagão, a energia foi parcialmente restabelecida na Paraíba, de acordo com informações da concessionária de energia, Energisa. De acordo com a assessoria do órgão, cidades como João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras já começam ter luz novamente de forma gradativa a partir das 16h45.
Apagão
Todos os municípios da Paraíba foram declarados sem energia elétrica por volta das 15h40 desta quarta-feira pela Energisa. Por meio de sua assessoria, a concessionária informou que a queda no repasse da carga pela Chesf ocasionou a interrupção do abastecimento em todo estado.
De acordo com a assessoria da Energisa, o operador do sistema nacional, órgão responsável pela gerência de toda energia no país, informou que está sendo realizado um remanejamento de carga para que o abastecimento seja reestabelecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário