MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Mototaxistas realizam protesto em Belém


Categoria pede a oferta gratuita de cursos profissionalizantes.
Congestinamento na BR-316 é intenso, segundo a PRF.

Do G1 PA

Centenas de mototaxistas realizam uma passeata que partiu de Marituba, da região metropolitana de Belém, e segue em direção a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). De acordo com a Polícia Rodoviária federal (PRF), o consgestionamento de veículos na BR-316 é intenso. Agentes da PRF estão escoltando os mototaxistas para garantir que não haverá a interdição da rodovia.
De acordo com Hamilton Viana, presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Marituba, trabalhadores de vários municípios do estado participam da manifestação.  A categoria reivindica a oferta de cursos de capacitação exigida para que os mototaxistas possam se legalizar. "Terminou no dia 15 de agosto o prazo para os municípios estarem capacitados. Acontece que a lei pde o curso profisisonalizante de mototaxista, mas o poder executivo do estado não ofertou os cursos através do Detran. Apenas algumas cidades tiveram esse curso gratuito, ma smuitoas não. Agora querem que a gente pague R$ 250 pelo curso", relata Viana.
Outra reivindicação da categoria é a efetiva  fiscalização dos mototaxistas que trabalham na RMB. "Queremos a fiscalização porque estamos só sendo cobrados, mas a lei não está sendo cumprida. Estamos sendo penalizados por mototaxistas clandestinos, que roubam e assaltam, que usam o motaxi para cometer crimes. A fiscalização tem que existir de fato", frisa.
Os manifestantes seguem até o prédio da Alepa, na Cidade Velha, e irão também fazer uma parada em frente à sede da prefeitura de Belém. De acordo com a Federação dos Mototaxistas, são mais de 35 mil trabalhadores regularizados no Pará em 115 municípios do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário