MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Selo de Zona Livre de Aftosa aumenta expectativas para Expoema


Organização acredita que transações comerciais devem chegar a R$50mi.
Não haverá programação com shows neste ano.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

 A possibilidade de se confirmar, segunda-feira (19), o reconhecimento do Maranhão como Zona Livre (com vacinação) da Aftosa está deixando os organizadores da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) mais otimistas com o sucesso do evento. O evento ocorre de 31 deste mês a 8 de setembro, no Parque Independência, em São Luís. Além deste atestado do Ministério da Agricultura (Mapa), o presidente da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), José Assub Neto, diz que outro ponto positivo em comparação ao evento de 2012 é que neste ano não haverá "concorrência" da parte comercial do evento com os shows gratuitos, oferecidos no ano passado pelo governo do estado e prefeitura municipal para as comemorações dos 400 anos de São Luís.
Embora afirme que na versão passada a parte mais prejudicada foi a de lazer, “pois quem veio fazer negócios esteve presente em grande número no Parque Independência ao longo de sua realização”, Assub Neto reconhece que a falta de uma programação paralela de grande apelo popular na cidade, como foi a festa do quarto centenário, ajuda a aumentar o faturamento da exposição, já que o peso de bilheteria para entrar no parque, venda de bebidas e ingressos para acesso à arena de shows é significativo para o balanço geral da Expoema, que neste ano deve somar mais de R$ 50 milhões em transações comerciais.
Assub Neto destaca que, apesar de não estar entre os estados já reconhecidos como os que erradicaram a doença, a pecuária maranhense sempre foi bem avaliada nacionalmente, pela qualidade do rebanho local. Transformado em Zona Livre, ainda que com vacinação, faz o estado ser ainda mais acreditado, ou seja, tende a aumentar a procura por animais e embriões que serão comercializados na semana da exposição. Este comércio vai se dar tanto em vendas diretas pelos criadores quanto em leilões e duas mostras paralelas: BovShop e Zebu Shopping.
O presidente da Ascem destaca ainda como ponto positivo deste ano a união de esforços entre Município e Estado para garantirem o sucesso do evento. Ele está confiante de que os expositores vão fazer grandes negócios, com vendas de máquinas, equipamentos agrícolas, veículos de passeios, animais e demais produtos que forem levados para os estandes do Parque Independência. “Vai ser a melhor Expoema dos últimos dez anos”, garante ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário