MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Campo da Batalha de Waterloo será reformado para receber turistas


Local de derrota de Napoleão para britânicos em 1815 fica na Bélgica.
Renovação será para bicentenário da batalha, em 2015.

Do G1, em São Paulo

 
Voluntários uniformizados ajudam a reconstituir a Batalha de Waterloo no lugar onde ela ocorreu, na Bélgica (Foto: Laurent Dubrule/Reuters)Voluntários uniformizados ajudam a reconstituir a Batalha de Waterloo no lugar onde ela ocorreu, na Bélgica (Foto: Laurent Dubrule/Reuters)
Os primeiros turistas que foram ao local onde ocorreu a Batalha de Waterloo, na Bélgica, chegaram de carruagem logo no dia seguinte à luta, que havia ocorrido em 18 de junho de 1815. Eles queriam ver de perto a cena de carnificina, com os milhares de corpos resultantes do confronto que marcou a queda de Napoleão Bonaparte contra a coligação entre o Reino Unido e a Prússia.
Homem fuma um cachimbo durante a reconstituição da batalha (Foto: Laurent Dubrule/Reuters)Homem fuma um cachimbo
durante a reconstituição
(Foto: Laurent Dubrule/Reuters)
Hoje, quase 200 anos depois da batalha que foi decisiva para a história da Europa, o local onde tudo ocorreu ainda recebe curiosos, que enfrentam uma viagem de trem, ônibus e depois a pé por estradas tortuosas para conhecer o antigo campo de batalha -- localizado perto da cidade de Waterloo, a 13 km de Bruxelas.
Mas comitês de historiadores e adeptos da batalha querem renovar o lugar e melhorar sua infraestrutura, para que ele possa receber melhor os turistas durante as comemorações do bicentenário da luta.
Um desses comitês foi o responsável por organizar, no último dia 17 de agosto, a maior reconstituição da batalha já feita até hoje, com a participação de 4 mil voluntários uniformizados.
A principal responsabilidade pela organização do evento previsto para 2015 é das instituições belgas sem fins lucrativos Bataille de Waterloo e Intercommunale Bataille de Waterloo 1815. Eles têm um orçamento de 40 milhões de euros fornecido por governos locais e regionais para realizar o evento.
Organizações britânicas também estão ajudando na renovação do campo de batalha. Em junho, o Ministério das Finanças da Grã-Bretanha se comprometeu a doar 1 milhão de libras para a restauração da fazenda Hougoumont, que fica no campo de batalha e se conserva muito semelhante ao que era no passado, nas corre o risco de virar ruínas.
Os comitês afirmam que a programação para o evento comemorativo será apresentada em novembro, em Londres.
Voluntário com rifle participa da reconstituição da Batalha de Waterloo (Foto: Laurent Dubrule/Reuters)Voluntário com rifle participa da reconstituição da Batalha de Waterloo (Foto: Laurent Dubrule/Reuters)
Voluntários uniformizados ajudam a reconstituir a Batalha de Waterloo no lugar onde ela ocorreu, na Bélgica (Foto: Laurent Dubrule/Reuters)Voluntários uniformizados ajudam a reconstituir a Batalha de Waterloo no lugar onde ela ocorreu, na Bélgica (Foto: Laurent Dubrule/Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário