MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

BC eleva Selic para 9% ao ano e regra da poupança muda


Alta de 0,5 ponto porcentual foi a quarta seguida desde abril; caderneta volta a render 0,5% ao mês mais TR


Economia & Negócios
SÃO PAULO - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, de maneira unânime, elevar em 0,5 ponto porcentual a taxa básica de juros da economia, para 9% ao ano - acionando o gatilho que muda a forma de rendimento da poupança.
Essa foi a quarta elevação seguida da Selic desde abril, quando a autoridade monetária deu início a um ciclo de aperto monetário para segurar o avanço da inflação no País.
A alta de 0,5 ponto na taxa era uma unanimidade entre os analistas do mercado financeiro, devido às últimas sinalizações do BC.
Para as próximas reuniões deste ano - em outubro e novembro - são esperadas novas elevações, uma vez que a disparada do dólar e o iminente aumento dos combustíveis deverão impactar os preços nos próximos meses.
Poupança. A alta da Selic altera a forma de cálculo do rendimento da poupança e iguala a rentabilidade das cadernetas antigas - de antes de 4 de maio de 2012 - com a das novas.
Isso porque o rendimentos dos depósitos feitos a partir de 4 de maio de 2012 (chamados de poupança nova) mudam de acordo com a Selic. Quando o juro é igual ou menor que 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR). Já se está acima de 8,5% - como é o caso agora - o rendimento é de 0,5% ao mês mais a TR.
As poupanças antigas, por sua vez, sempre rendem 0,5% ao mês mais TR, independentemente da Selic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário