MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Paraíba investe na Economia Criativa para alavancar o turismo


Experiências incluem respeito ao meio ambiente e às tradições culturais.
Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur) apresenta casos de sucesso.

Paula Brito Especial para o G1-PB
Engenho Triunfo investiu em serviços que agregaram valor à venda de cachaça. (Foto: Arquivo Sebrae)Engenho Triunfo investiu em serviços que agregaram valor à venda de cachaça. (Foto: Arquivo Sebrae)
A valorização do produto turístico e o respeito ao meio ambiente e às tradições culturais estão à mostra na 9ª Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), que começa nesta quarta-feira (28), na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande. O evento mostra que ideias simples e inovadoras, baseadas na Economia Criativa, vêm despertando o interesse dos turistas por atividades diferenciadas, que vão além do lucro.
Algumas regiões do Estado vêm se destacando ao oferecer serviços e produtos que promovem o desenvolvimento sustentável e humano para atender turistas em busca de novas sensações e experiências, como degustar um prato novo, meditar em uma reserva ecológica, participar de uma oficina de artesanato ou dançar coco de roda numa comunidade quilombola. Somente no Brejo e Litoral Sul, o Sebrae apoia cerca de 60 negócios desse tipo.
Areia e Bananeiras, conhecidas pela riqueza natural, histórica e cultural, são os dois municípios do Brejo com mais atividades criativas. Na metade do século 19, Areia era uma das cidades mais promissoras do Estado e possuía cerca de 120 engenhos ativos, que produziam cachaça, açúcar mascavo e rapadura. Hoje, existem apenas 27 ativos, segundo a historiadora Luciano Balbino. Um deles é o Engenho Triunfo, do casal Antônio Augusto e Maria Júlia Baracho, uma das primeiras atividades de economia criativa do município.
A produção e venda de cachaça no Engenho Triunfo foi o começo do empreendimento. (Foto: Arquivo Sebrae)A produção e venda de cachaça no Engenho Triunfo
foi o começo do empreendimento.
(Foto: Arquivo Sebrae)
De segunda a sábado, o lugar abre as porteiras para visitação. Nos finais de semana chega a reunir cerca de 300 turistas, que conhecem a história do empreendimento, veem de perto o processo de produção e provam a bebida pura ou misturada com sorvete.
O engenho começou a ser construído em 1994, depois que Augusto recebeu uma herança em dinheiro e decidiu investir num sonho antigo. “Desde a adolescência, ele sonhava em ter o próprio engenho, mas não sabia fazer cachaça. Foram sete anos de muito estudo e testes até que a produção começasse pra valer”, conta Maria Júlia.
Depois que o negócio deu certo, a empresária percebeu que a fabricação da bebida não deveria ser a única fonte de renda e foi então que decidiu transformar o engenho num ponto turístico. “A gente sente que o turista quer conhecer de perto a produção, vivenciar a nossa história. Ele vai embora com um pouco da gente e deixa um pouco dele também”, diz.
Ruraltur tem programação até dia 30
A feira, que vai até sexta-feira (30), reunirá cerca de 80 expositores dos nove estados do Nordeste. A entrada é franca. A abertura oficial será às 19h desta quarta-feira (28), mas a programação começa às 8h com o 1º Encontro Nacional de Caminhadas na Natureza. Neste dia, das 14h às 17h, também acontecerá o Encontro de Equipes de Turismo dos Sebrae Nordeste, que reunirá representantes dos nove estados para discutir estratégias e integrar ações de turismo para a região.
Algumas das principais operadoras de turismo do país participarão da Rodada de Negócios, que acontecerá nesta sexta-feira (30), das 9h às 12h e das 14 às 17h. “Esse é um dos momentos mais importantes da Ruraltur, pois é a hora em que os empresários com interesses afins sentam-se à mesa para negociar. E esse primeiro contato pode se transformar num grande negócio”, disse Regina Amorim. Todos os eventos serão realizados na Fiep, onde também haverá apresentações culturais, oficinas de vivências  e exposição de artesanato paraibano.
Atividades esportivas
No sábado (31), acontecerá um passeio de bike até o restaurante Casa de Cumpade, no distrito de Galante, e a 1ª Caminhada Histórica e Cultural de Campina Grande, promovida pela Anda Brasil, com apoio do Sebrae e prefeituras de João Pessoa e Campina Grande.  A concentração será às 7h, no Parque da Criança, no bairro do Catolé. Os caminhantes farão um percurso de 6 km, passando pelos principais pontos turísticos da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário