MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Ford Focus topo de linha terá motor flex que dispensa partida a frio


Sem falar preço, marca mostra só sedã 2.0 da nova geração, mais potente.
Mas Brasil também terá opção do 1.6, mais simples, e também o hatch.

Luciana de Oliveira Do G1, em São Paulo

Ford Focus Sedan novo (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Ford Focus Sedan é exibido na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
A nova geração do Ford Focus Sedan, feita com plataforma global e lançada no exterior em 2010 como modelo 2011, demorou para chegar ao Brasil. Mas virá, até outubro, com uma exclusividade: motor 2.0 flex, com injeção direta de combustível, na versão topo de linha. O bloco Duratec, feito no México, foi adaptado pela engenharia da Ford do Brasil para ser o primeiro com essa tecnologia a aceitar gasolina e etanol.
Motor do Focus Sedã exposto durante pré-lançamento do modelo no Brasil (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Motor do Focus 2.0 é feito no México com tecnologia
brasileira (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
Por meio de uma mudança no software, ele também permite partida rápida com tanque cheio de etanol inclusive nos dias de temperatura mais baixa, dispensando o sistema de partida a frio -não tem nem tanquinho de gasolina nem aquecimento por meio de velas, recurso mais moderno, mas que ainda é raro no mercado brasileiro.
"Com o Focus, queremos democratizar tecnologias que eram restritas a veículos de alto luxo", disse o vice-presidente da Ford, Rogelio Goldfarb nesta quarta-feira (28), em São Paulo, onde a marca promove um pré-lançamento do sedã.
O carro será fabricado na Argentina e a Ford ainda faz mistério sobre preços da nova geração--mas pelo menos a versão 2.0, que será topo de linha, deverá ser mais cara que a vendida atualmente (a Titanium 2.0 flex, que custa a partir de R$ 71.300) devido aos custos da tecnologia do novo motor. E o Duratec 2.0 está mais potente que o anterior: são 30 cavalos a mais.
A fabricante também não revela quais serão as demais versões, mas deverá manter o Sigma 1.6 usado atualmente, produzido em Taubaté (SP). A geração antiga do Focus é comercializada no Brasil em 3 versões: (além da Titanium 2.0, há a 2.0 GLX e a 1.6 GLX).
A data de lançamento também não foi oficialmente divulgada, mas o sedã deverá chegar às lojas até outubro. A Ford também venderá o Focus Hatch, que, na geração antiga, conta com motores 2.0 Duratec e 1.6 Sigma.
Como é a injeção direta
O bloco 2.0 Duratec com injeção direta foi destaque no lançamento mundial do Focus, em 2010. O único carro com injeção direta vendido pela Ford no Brasil é o Fusion Ecoboost 2.0, a gasolina. O Focus será o primeiro com essa tecnologia que aceitará gasolina ou etanol.
A injeção direta de combustível permite um uso mais preciso da gasolina ou do álcool e, portanto, mais econômico e com menos emissão de poluentes. Nos motores convencionais, a injeção é feita na válvula de admissão, antes de entrar no cilindro do motor. Na injeção direta, o combustível é colocado diretamente na câmara de combustão, algo semelhante à tecnologia de motores a diesel. Isso controla melhor a combustão, evitando desperdícios.
Ford Focus Sedan novo (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Novo Focus (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
O novo motor 2.0 tem 178 cavalos de potência com etanol e 175 cv com gasolina, a 6.500 rpm. O torque é de 22,53 kgfm com álcool, e 21,51 kgfm, com gasolina, a 4.500 rpm. A Ford diz ainda que o bloco é "livre de manutenção e projetado para durar por toda a vida útil do veículo".
A montadora não revela nem quanto tempo levou nem o quanto gastou para adaptar a injeção direta ao sistema flex. Só diz que investiu US$ 200 milhões para a produzir o novo Focus na Argentina, incluindo o desenvolvimento do novo motor flex. Além disso, o projeto inclui um investimento de US$ 60 milhões para o desenvolvimento da produção local de peças e aumento da capacidade da fábrica argentina.
Nada de Ecoboost
Na Europa, além das ofertas de motores a diesel, o Focus também é oferecido com o novo motor 1.6 EcoBoost (turbo, de injeção direta de combustível), com 150 ou 180 cavalos, dependendo da versão. Pode ter câmbio manual de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem, que na Ford leva o nome de PowerShift.
O Ecoboost é um dos motores mais modernos da Ford, que segue a tendência de blocos menores, porém, tão ou mais potentes quanto os maiores, graças ao uso do turbo. É o chamado downsizing (algo como "encolhimento" dos motores).
O Ecoboost, no exterior, segue a linha do downsizing, mas não teria o mesmo papel aqui, porque a maior parte da nossa frota já é de motores pequenos"
Rogelio Goldfarb, vice-presidente da Ford
O único veículo à venda no Brasil com o Ecoboost é o Fusion 2.0 a gasolina, a versão topo de linha do modelo. Perguntado se já há algum estudo sobre a utilização do Ecoboost com etanol, Goldfarb disse que não há impedimento tecnológico, mas falta viabilidade econômica.
"O Ecoboost, no exterior, segue a linha do downsizing, mas não teria o mesmo papel aqui, porque a maior parte da nossa frota já é de motores pequenos, 1.0, 1.4", explicou o vice-presidente. "É preciso ter volume [de produção] para pagar a conta. Ainda é cedo para esse investimento."
Lançamento do Focus
Um dos maiores sucessos da Ford no mundo, o Focus chegou à terceira geração em 2010, mas teve fôlego para rodar com a segunda geração no Brasil até agora. A montadora já tem um site onde cadastra interessados em receber informações.
Ford Focus Sedan novo (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Novo Focus Sedan (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
O Focus disputa com o Toyota Corolla o posto de carro mais vendido no mundo nos últimos dois anos. Consultorias posicionam um ou outro no topo, dependendo da metodologia adotada. O modelo, que utiliza uma plataforma global, é fabricado em quatro continentes e comercializado em 120 mercados.
A partir desta quinta (28), a Ford promove o pré-lançamento do modelo em São Paulo com um evento gratuito e aberto ao público chamado Focus Pop-up Gallery, no prédio da Bienal no Parque do Ibirapuera.
Além da exibição do carro, há filmes, fotos, videogame e bate-papos com personalidades. O primeiro bate-papo, na quinta (28), será "Moda & Carro: atitude sobre rodas", com a modelo e apresentadora Isabella Fiorentino e o designer-chefe da Ford América do Sul, João Marcos Ramos. Eles vão discutir a relação entre os automóveis e a moda, com mediação da jornalista Liliane Ferrari.
Na sexta (30), o ex-nadador Gustavo Borges, o preparador físico Márcio Atalla e Klaus Mello, gerente de Engenharia de Veículos da Ford, debatem o assunto "Homem & Máquina: ultrapassando limites", fazendo um paralelo entre o corpo humano e o carro. O editor-chefe do blog Brainstorm #9, Carlos Merigo, será o mediador.
No domingo (1º), às 17h, haverá um show da banda Dexterz, de Junior Lima.
O evento estará aberto das 12h às 22h na quinta e na sexta; no sábado, das 10h às 22h, e, no domingo, das 10h às 19h. Mais informações no site www.novofordfocus.com.br/popup/index.html# e na página da Ford Brasil no Facebook.
Ford Focus Sedan novo (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Evento na Bienal do Ibirapuera é aberto ao público (Foto: Luciana de Oliveira/G1)

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