MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Em dez dias, cinco baleias mortas encalharam no litoral do ES


Baleia jubarte foi encontrada morte nesta terça-feira (27) em Linhares.
Vila Velha também tinha registrado outros encalhes.

do G1 ES, com informação da TV Gazeta

Uma baleia da espécie Jubarte foi encontrada morta da praia de Pontal do Ipiranga, em Linhares, Norte do Espírito Santo, nesta terça-feira. O mamífero de 35 toneladas era um macho adulto e tinha 14,5 metros de comprimento.  Desde o último dia 18, já foram contabilizados cinco casos de baleias encalhadas pelo litoral do Estado, todas em estado de decomposição. Um especialista explica que casos como esses são comuns nesta época do ano. A baleia será enterrada na praia pela prefeitura da cidade.
Segundo o biólogo Erick Berger, as baleias migram para a costa e ficam mais vulneráveis à ocorrência de acidentes que podem causar a morte.  “Elas vêm pra cá para procriar e, as fêmeas, para parir o filhotes. E vindo pra cá, elas estão mais suscetíveis a impactos com embarcações, as águas mais próximas ao continente já são mais poluídas. Tudo isso pode influenciar na causa da morte delas”, contou.
No último dia 18, há doze quilômetros do local onde a baleia foi encontrada hoje, outra jubarte também encalhou. Ela tinha 12 metros de comprimento e foi encontrada por moradores da região. Depois desse dia, segundo o Instituto Orca, outras quatro baleias encalharam em praias do Espírito Santo.
As duas baleias encontradas em Linhares serão enterradas na praia mesmo. Todo o serviço será feito pela prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário