MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 20 de julho de 2013

Peregrinos do Piauí ficarão em alojamento com argentinos na JMJ


Jovens piauienses ficarão no Colégio Regina Coeli, no bairro Tijuca.
Estado será representado por 1700 fiéis. com idade de 15 a 25 anos.

Patrícia Andrade e Catarina Costa Do G1 PI

Pelo menos 100 jovens piauienses irão dividir alojamento com argentinos durante a Jornada Mundial da Juventude que acontece entre os dias 22 a 28 de julho, no Rio de Janeiro. O local reservado para os peregrinos foi o Colégio Regina Coeli, na Rua Conde do Bonfim, bairro Tijuca, Zona Norte da capital.
Uma das caravanas deixou Teresina neste sábado (20) após a missa de envio que foi realizada na Catedral de Nossa Senhora das Dores, Praça Saraiva, Centro. Da capital, os jovens seguiram para a cidade de Inhuma, Sul do estado, onde participam da Pré-Jornada da Juventude, que espera reunir mais de mil pessoas.
A Arquidiocese de Teresina enviou cerca de 650 jovens para a Jornada Mundial da Juventude (Foto: Catarina Costa/G1)A Arquidiocese de Teresina enviou cerca de 650 jovens para a Jornada Mundial da Juventude (Foto: Catarina Costa/G1)
Segundo o padre Fábio Fernandes, o Piauí será representado por mais de 1700 jovens, sendo 650 deles somente da Arquidiocese de Teresina. Para ele, o encontro dos piauienses com jovens de outros estados e países será uma troca única de experiência e a oportunidade para viver um pouco de outras culturas.
"Será uma grande interação, uma oportunidade que os piauienses terão de vivenciar outra cultura interagindo com jovens de outros países. Vejo como fundamental a participação dos jovens com a igreja, esse é o encontro da juventude com o papa, um encontro pessoal com Cristo e momento para fortalecer a fé. Seremos peregrinos praticando o desapego das coisas materiais”, disse o padre.
A jovem Hortência Cruz, de 17 anos, comemora a oportunidade de ir à Jornada e revelou não ter dormindo à noite de tão ansiosa. Ela é coordenadora executiva da Pastoral e uma das responsáveis pela caravana em Teresina.
"Estamos preparados,  desde a Jornada de Madri em 2011 que comentamos sobre esta possibilidade de participar, ainda mais sendo no Brasil agora. Fizemos várias reuniões para elaborar esta viagem, a Arquidiocese nos vez um pacote de R$ 1350 com passagem e inscrição incluídas, tomamos as vacinas recomendadas e agora é só emoção por este dia", destaca.
Hortência Cruz irá acompanhada da irmã mais nova e não esconde a felicidade de participar do encontro (Foto: Catarina Costa/G1)Hortência Cruz irá acompanhada da irmã mais nova e não esconde a felicidade de participar do encontro (Foto: Catarina Costa/G1)
Para a troca de experiências com outros fiéis, a peregrina revela que fez algumas aulas de inglês e espanhol pela internet, mas que amigos do grupo chegaram a pagar cursos de línguas para poder se comunicar com jovens de outros países. Empolgada, Hortência conta que está levando em sua mala lembranças do estado para distruibuir durante o encontro.
Outra que não esconde a ansiedade é a professora e estudante em especialização infantil Ivana Borges, 25 anos. "Eu espero trazer na bagagem as experiências vividas durante a Jornada. Esse momento é de renovar a nossa fé, uma universialização das igrejas", declara.
O Papa Francisco cumprirá agenda no bairro em que os piauienses ficarão alojados na quarta-feira (24). O pontífice vai inaugurar o Polo de Atenção Integral à Saúde Mental, que terá 65 leitos para internações de até 60 dias no Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus. O novo centro estará preparado para receber dependentes em crise, principalmente usuários de crack.

Nenhum comentário:

Postar um comentário