MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 21 de julho de 2013

Igreja Católica busca espaço em rede virtual

Cleidiana Ramos / A TARDE

  • Cau Gomez l Editoria de Arte A TARDE
    Indulgência concedida via redes sociais e a realização de flash mob integram ações da JMJ
O anúncio oficial feito pelo Vaticano sobre concessão do benefício da  indulgência  pelas redes sociais e  TV durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) surpreendeu muita gente.
A surpresa é resultado da imagem de instituição distante da tecnologia que parte do imaginário coletivo mantém sobre a Igreja Católica. Mas a JMJ  é mais um exemplo de que a Igreja está atenta às possibilidades que redes sociais e outras tecnologias da informação oferecem para propagar e sedimentar seu discurso.
Uma prova são os sites, portais, além das  contas de  instituições católicas no  Facebook e no Twitter. Personagens da alta hierarquia católica, inclusive o papa Francisco, possuem perfis online.

Criatividade
Outras ações com mobilização inspirada nas redes sociais também  fazem parte da programação da JMJ. Está previsto, por exemplo, um flash mob - aglomeração instantânea geralmente combinada pelas redes sociais.
A ação será no dia 28, durante a Missa do Envio,  e promete ser a maior  realizada no mundo até agora .Na última edição da JMJ, realizada há dois anos, em Madri, na Espanha, o flash mob reuniu cerca de dois milhões de pessoas.
Durante o flash mob os jovens vão dançar uma coreografia ao som do rock da banda Expresso HG.
Apropriação
"A Igreja é prudente no uso de recursos de massa e as redes sociais são um fenômeno relativamente novo, mas que já começamos  incorporar", diz  o padre Manoel Filho, coordenador da Pastoral de Comunicação da Arquidiocese de Salvador (Pascom).
O padre conta que o papa emérito Bento XVI incentivou o uso das novas formas de comunicação em documentos oficiais, durante o seu pontificado.  "Em  documentos sobre o  Dia Mundial das Comunicações o papa se referiu à Internet como um continente digital", diz padre Manoel.
Ele afirma que foi um  grande avanço um papa compreender o mundo virtual como um novo ambiente. "Lembro que André Lemos, professor da Faculdade de Comunicação  da Ufba,  disse, em uma palestra, que não existe contradição entre o mundo real e o mundo virtual. Isso e mais as afirmações de Bento XVI nos dão muito o que pensar", completa.
Para o padre,  esse entendimento sobre os novos meios incentiva a busca de ações diferenciadas . "Se as pessoas estão felizes na vida "real" também estão felizes no Facebook. Quem reza na rua, reza no mundo virtual.  Portanto, este é um espaço que estamos aprendendo a ocupar ", acrescenta.
Convergência
Uma amostra de como a arquidiocese continua atenta aos desafios que a Internet apresenta é a transformação do seu  site em portal. "Ele já inclui TV digital e a versão on line do nosso jornal. Além disso, temos perfil no Facebook, no Twitter", enumera  o padre.
Doutor em comunicação e professor da Ufba, Nelson Pretto explica que as redes digitais estão em constante processo de construção.
Por esse motivo, as instituições vão  encontrando novos  usos a partir  do que surge como sua necessidade. "Quando nos apropriamos da tecnologia vamos modificando o seu uso. Se ele é bom ou ruim aí é outra história ", diz o professor.
Pretto destaca que alguns psicólogos têm falado com  pacientes via SMS. "Da mesma forma que psicólogos perceberam essa nova forma de conexão, a religião também apropria-se dessas redes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário