Mel, chocolate e especiarias podem entrar na receita original da cerveja.
Primeira versão da instrução normativa será apresentada em 20 de agosto.
Regras possibilitariam inclusão de mel, chocolate eespeciarias na receita original da cerveja
(Foto ilustrativa: Philipe Huguen/AFP)
A primeira versão da instrução normativa será apresentada aos representantes do setor nos dias 20 e 21 de agosto, informou a Agência Brasil neste sábado (27). Depois o texto passará período de debates, tanto no mercado interno quanto no Mercosul. A expectativa do governo é que as alterações passem a vigorar em 2015.
A instrução normativa incluiria a adição de matérias-primas como mel, chocolate e especiarias na receita original da cerveja. Atualmente, para ser considerada cerveja, a bebida precisa ter, no mínimo, 55% de cevada maltada e adição de lúpulo na fórmula. Além disso, é proibido adição de produtos de origem animal.
"A decisão do consumidor está cada vez mais relacionadas a atributos que vão além do preço, como produtos sensoriais de diferenciação. Por isso, uma das solicitações é a ampliação das opções de ingredientes, como especiarias, frutas e mel", explica nota da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (Cervbrasil), citada pela agência de notícias estatal.
As normas atuais são aplicadas por todos os demais países-membros do Mercosul, que inicialmente têm aprovação na Argentina, além de debates existentes na Venezuela e Uruguai.
Segundo a Cervbrasil, no ano passado, o país produziu 13,7 bilhões de litros de cerveja. Este ano, de janeiro a junho, fabricou 6,2 bilhões de litros da bebida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário