MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 7 de março de 2013

Marinha chinesa busca "cansar" barcos japoneses

Agência Reuters

Embarcações militares e paramilitares da China estão percorrendo os mares ao redor de ilhas disputadas com o Japão no que especialistas dizem ser uma tática para sobrecarregar as forças japonesas, numericamente inferiores, que precisam detectar e monitorar as flotilhas rivais.
Diariamente, boletins noticiosos anunciam a mobilização de embarcações no mar do Leste da China, além de exercícios de combate naval, do lançamento de novos navios de guerra e de comentários pedindo uma defesa rigorosa do território chinês.
"O objetivo operacional no mar do Leste da China é cansar a Força Marítima Japonesa de Alta Defesa e a Guarda Costeira do Japão", disse James Holmes, especialista em estratégia marítima no Colégio de Guerra Naval de Newport, nos Estados Unidos.
Só depois de a China se envolver mais intensamente na disputa territorial com o Japão, no fim do ano passado, suas Forças Armadas passaram a deixar o sigilo de lado.
Agora, o Exército de Libertação Popular telegrafa rotineiramente suas manobras em torno das ilhas disputadas, conhecidas como Senkaku pelos japoneses, e como Diaoyu pelos chineses.
As notícias sobre essas missões também têm o valor de propaganda doméstica para Pequim porque demonstram que o regime comunista tem força e determinação para defender o que afirma ser seu território, segundo analistas políticos.
Mas especialistas alertam que essas constantes mobilizações de ambos os lados na área disputada elevam o risco de um acidente ou erro de cálculo que leve a um conflito.
No mais ameaçador desses incidentes até agora, Tóquio disse no mês passado que em duas ocasiões, no fim de janeiro, navios chineses fixaram suas miras em um helicóptero e em um destroier japoneses.
Pequim nega ter adotado essa postura agressiva, mas oficiais militares dos Estados Unidos corroboraram o relato japonês.
"Estamos em território extremamente perigoso aqui", disse Ross Babbage, analista militar em Canberra e ex-funcionário graduado do ministério australiano da Defesa. "Poderíamos ter Japão e China numa guerra séria."
Alguns especialistas japoneses e estrangeiros dizem que as poderosas forças navais japonesas ainda têm o controle das águas disputadas, mas que isso poderá mudar se Pequim intensificar suas patrulhas.
"Acredito que a China por enquanto foca recursos no mar do Sul da China, que é uma prioridade maior para eles atualmente", disse Yoshihiko Yamada, especialista em política marítima da Universidade Tokai.
"Mas, se eles deslocarem mais recursos para o mar do Leste da China, a guarda costeira (japonesa) sozinha não seria capaz de lidar com a situação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário