MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 7 de março de 2013

BC diz que pode rever estratégia para política de juros

Eduardo Cucolo e Célia Froufe | Agência Estado

O Banco Central (BC) surpreendeu o mercado financeiro e afirmou que pode rever sua estratégia para a política de juros neste ano, após a divulgação de dados mais preocupantes em relação à inflação. O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, nesta noite de quarta-feira, por unanimidade, manter a taxa básica em 7,25% ao ano, mas indicou que a Selic pode voltar a subir em breve.
A taxa está no patamar atual desde outubro, quando a instituição passou a afirmar que a estabilidade dos juros "por um período de tempo suficientemente prolongado" era a "estratégia mais adequada" para garantir a queda da inflação. Agora, o BC diz que "irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária." O Copom volta a se reunir nos dias 16 e 17 de abril.
A instituição disse ainda que a decisão foi tomada considerando "a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação." O BC retirou do seu comunicado referências ao crescimento do Brasil e à crise externa, que faziam parte da nota divulgada na reunião de janeiro do comitê.
A manutenção dos juros era esperada por praticamente todo o mercado financeiro, que estava atento a possíveis mudanças no comunicado da decisão, com a adoção de um discurso mais duro. A retirada da expressão "suficientemente prolongado", por exemplo, é vista por analistas como uma indicação de que está aberta a possibilidade de aumento da taxa a qualquer momento, se necessário. A posição contribui para reforçar a credibilidade do BC em relação à sua missão de segurar a inflação.
Até a decisão desta noite, os economistas estavam divididos em relação à possibilidade de os juros voltarem a subir neste ano. A nova posição da instituição deve reforçar as apostas de antecipação do aperto monetário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário