Colheita está na reta final, mas a chuva não dá trégua.
No principal estado produtor, os agricultores já fazem um balanço da safra.
Em uma área de 400 hectares do agricultor José Cazzeta, as máquinas ainda nem começaram o trabalho. A colheita está 10 dias atrasada. “Podemos perder, até agora, entre três e quatro sacas por hectare, por causa do peso da soja”, explica Cazzeta.
Além das questões climáticas, os agricultores sentem diretamente os problemas de transporte para o escoamento da safra. “Isso já vem de muitos anos. Não é da safra de 2012/2013. As próprias federações vêm alertando o Governo Federal da situação do país e a primeira coisa que ela faz é apertar o bolso de quem produz. “Esse repasse vem pra cima de nós porque somos nós quem pagamos a logística não são as multi-nacionais, o exportador nem o importador”, afirma Cazzeta.
Essa foi mais uma semana complicada. O Porto de Santos, no litoral de São Paulo, continuou congestionado e o acidente na hidrovia do Tietê, com uma barcaça que carregava soja, interrompeu o tráfego pelo rio a semana inteira. A administração promete liberar a hidrovia até o fim desta semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário