MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de março de 2013

Balsa tomba e causa vazamento de óleo no Rio Negro, no Amazonas


Tanques transportaram aproximadamente 30 mil litros do óleo, cada.
Equipes tentam conter vazamento, diz Bombeiros.

Camila Henriques Do G1 AM

Acidente ocorreu na manhã desta terça (Foto: Vandré Fonseca/TV Amazonas)Acidente ocorreu na manhã desta terça (Foto: Vandré Fonseca/TV Amazonas)
Tanques que transportavam CAP20 - composto de derivado de petróleo utilizado na composição do asfalto - tombaram no Rio Negro, nas proximidades do Porto do São Raimundo, na Zona Oeste de Manaus, na manhã desta terça-feira (26). O acidente causou vazamento de aproximadamente 60 mil litros do óleo no local, segundo o Corpo de Bombeiros do Amazonas.
De acordo com o major Elenildo Farias, o problema ocorreu em uma balsa que pertence a uma empresa particular que fazia o carregamento do CAP20. "Essa balsa transportava quatro carretas e duas delas caíram na água causando o vazamento de óleo no Rio Negro", explicou.
Local do acidente está isolado (Foto: Camila Henriques/G1 AM)Local do acidente está isolado (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
O analista ambiental do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Georgenes Rabelo, afirmou ao G1 que a empresa não tem autorização para operar no local. "Essa empresa apresenta licença para funcionar, mas na Ilha de Marapatá. Aqui nessa área, ele não poderia aportar porque não há estrutura", afirmou. Rabelo informou que a situação será apurada e caso seja constatada alguma irregularidade, o proprietário poderá ser multado por crime ambiental.
Dois tanques tombaram no Rio Negro (Foto: Camila Henriques/G1 AM)Dois tanques tombaram no Rio Negro (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
O proprietário da balsa identificado como Francis Chehuan, de 66 anos, acompanhou a situação no local. Ao G1, ele afirmou que as balsas possuem autorização para operar no Porto Rodonav. Francis Chehuan foi conduzido à Delegacia de Meio Ambiente (Dema) para prestar esclarecimentos.
 Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Capitania dos Portos e da Agência Nacional de Petróleo foram acionadas. Agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) também acompanharam o procedimento de contensão de óleo no rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário