MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de março de 2013

Aprenda a fazer receita com bacalhau ou tilápia para a sexta-feira santa


Bacalhau na nata é uma ótima opção para quem quer variar o cardápio.
A chef Tânia Mendes também ensina preparar uma tilápia ao forno.

Do G1 AL, com informações da TV Gazeta

Como manda a tradição, semana santa é época de comer pescado. Em Alagoas, há muitas opções para deixar a mesa farta. Mas a receita que vamos ensinar agora não é com um peixe típico daqui, não. Aprenda a fazer o bacalhau na nata. A sugestão é da chef Tânia Mendes.
Ingredientes  
1 kg de bacalhau dessalgado
1 litro de nata
1/2 litro de leite
200 ml de azeite
2 cabeças de alho grande
Sal a gosto
1/2 pimentão vermelho
1/2pimentão amarelo
Coentro a gosto
3 pimentas de cheiro grandes
2 galhos de cebolinha
5 azeitonas verdes e 5 pretas
1 cebola roxa pequena
Bacalhau na nata é opção para quem quer variar o cardápio durante a semana santa. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Bacalhau na nata é opção para quem quer variar o
cardápio durante a semana santa.
(Foto: Reprodução/TV Gazeta)






Modo de preparo
Primeiro, é preciso  temperar o bacalhau. Coloque um pouco de azeite e mexa um pouco. Ponha a cebola e a cebolinha juntas e mexa mais, acrescente o alho, mexa de novo. Em seguida, a pimenta de cheiro, mexa mais uma vez. Coloque o coentro e mexa novamente. Enquanto o bacalhau vai pegando sabor, vamos ao preparo da nata.
Coloque numa panela a nata, o leite e mexa um pouco. Depois, acrescente o coentro e mexa mais. Agora, é a vez das azeitonas e de mexer novamente. Leve a mistura ao fogo alto e vá mexendo aos poucos até ferver.
 Quando a nata ficar consistente, hora de desligar o fogo. Mas atenção, ela não pode ficar muito rala nem muito grossa.

Quando a nata estiver pronta, é só misturá-la ao bacalhau e dar um toque final com queijo coalho ralado grosso. Para o prato ficar ainda mais delicioso, coloque no forno até gratinar e está pronto o bacalhau na nata.

Para quem não gosta de bacalhau ou quer diversificar ainda mais o cardápio, fique atento porque a chef Tânia Mendes vai ensinar também como preparar um filé de tilápia ao forno.
Ingredientes  
1 kg de filé de tilápia
2 colheres de sopa de coco ralado
100 ml de água de coco
2 dentes de alho
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
Pimenta de cheiro a gosto
2 ramos pequenos de cebolinha
4 azeitonas cortadas verdes e 4 pretas
Coentro a gosto
Sal a gosto
Azeite a gosto
Tilápia ao forno é opção mais barata de prato para a páscoa. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Tilápia ao forno é opção mais barata de prato para
a páscoa. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)






Modo de preparo
Depois de marinado, leve o filé ao forno em fogo alto. Se ficar com água, tire. Acrescente o coco ralado, a cebolinha, o coentro, o alho, o pimentão, a azeitona, alguns pingos de água de coco para dar mais sabor e umedecer e ponha também um pouco de azeite só para dar gosto. Leve ao forno para gratinar. Quando o filé de tilápia ficar seco e dourado, está pronto.
Um arroz branco e uma salada são bons acompanhamentos para o bacalhau na nata e para o filé de tilápia! Agora, é só você providenciar os ingredientes, colocar a mão na massa e se deliciar na semana santa sem deixar a tradição de lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário