MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

UMA VERGONHA

Alunos estudam em escola em ruínas em MT após início de demolição

Escola estadual em Cáceres conta com mais de 70 alunos.
Seduc informou que obra parou após empresa abandonar serviço.

Pollyana Araújo Do G1 MT

Escola começou a ser demolida para a construção de novo prédio (Foto: Raphaela Padilha/ Assessoria da AL-MT)Escola começou a ser demolida para a construção de novo prédio (Foto: Raphaela Padilha/ Assessoria da AL-MT)
Enquanto a obra de construção de uma escola no Distrito de Nova Cáceres, em Cáceres, a 220 quilômetros de Cuiabá, está parada, mais de 70 alunos estudam em uma unidade com estrutura em ruínas, paredes rachadas e fiação elétrica exposta. O novo prédio da Escola Estadual Mário Duílio Evaristo Henry estava previsto para ser entregue em 2011, mas a obra está parada. Para a construção dessa escola, foi demolida parte da unidade onde as aulas continuam sendo ministradas até hoje.
A obra estava orçada em R$ 1,4 milhão, proveniente do governo federal. A Secretaria de Educação do Estado (Seduc) informou ao G1 que o serviço foi paralisado após a empresa que havia vencido a licitação ter abandonado a obra por problemas operacionais.
Conforme a Seduc, foi dado prazo para que a empreiteira retomasse a obra, mas como não o fez, o contrato foi interrompido em 2012. No entanto, a secretaria afirmou que foi feita uma avaliação do que já havia sido construído e aberto novo processo licitatório. A previsão é que a obra seja concluída este ano.
O presidente da associação de moradores do distrito, Antônio Madeira, disse que como não cabem todos os alunos na parte coberta da escola, muitos são obrigados a ficar no relento. "Chove lá dentro, o banheiro é horrível, não funciona. Tudo muito precário", reclamou. Segundo ele, têm muitas goteiras nas duas salas de aula da escola, que também não tem nenhum ventilador.
As aulas na unidade são ministradas nos períodos matutino e vespertino, da 1ª série até o ensino médio. Cerca de 900 famílias do distrito, localizado a aproximadamente 60 quilômetros de Cáceres, são atendidas. "Desde 2009 que os alunos estudam desse jeito", reclamou o morador. As aulas estão agendadas para começar na próxima segunda-feira (4).
Entre os problemas estão a fiação elétrica exposta e rachaduras nas paredes (Foto: Raphaela Padilha/ Assessoria da AL-MT)Entre os problemas estão a fiação elétrica exposta e rachaduras nas paredes (Foto: Raphaela Padilha/ Assessoria da AL-MT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário