Cidade recebe visitantes europeus durante temporada de cruzeiros.
Turistas chegam a gastar o equivalente a R$ 200 por dia em visita.
O lugar que mais encanta é o mercado do Ver-o-peso, uma das feiras livres mais conhecidas do mundo. Lá, os visitantes conhecem cheiros e sabores da amazônia. O alemão Wilpert gostou do cupuaçu, fruta tipica da regiao conhecida pelo sabor ácido. "Muito bom", disse o visitante, que consumiu a fruta da forma tradicional: com as mãos, após quebrar a casca grossa que envolve a polpa.
Desde o final de 2012, o Pará recebeu 14 navios, cado um com cerca de mil turistas que gastam, em média, o equivalente a R$ 200 por visita. Alguns, como Matthew, visitam a cidade pela segunda vez, apesar do calor intenso para os padrões europeus: "O clima não é fácil para nós", disse.
Outros 13 navios são esperados no estado até o final da temporada de turismo. Alemães, ingleses e americanos são os que mais desembarcam em Belém. Porém, o tempo de permanência dos turistas ainda é pequeno: a maioria não chega a passar a noite na cidade. Para os especialistas, o desafio é aumentar a estadia dos visitantes - atrações não faltam, o problema seria a falta de infraestrutura.
"Se nós tivéssemos um porto com maior calado, com certeza isso iria facilitar o trabalho do agente de viagens em trazer estes turistas para cá", avalia Rose Larrat, presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagem no Pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário