Cerca de 60 animais participam da competição, que reúne quase 30 raças.
Os vencedores são premiados com troféus, medalhas e brindes.
Na oportunidade, três jurados vindos de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais avaliam uma série de critérios de desempenho para escolha dos melhores cães. “Os juízes levam em consideração alguns pontos como estrutura, dinâmica, temperamento, beleza, dentição, formato da cabeça, tipo de dorso entre outros. Exige-se ainda que todos os cães tenham pedigree”, ressalta Humberto Almeida, presidente do Kennel Club do Piauí.
Segundo especialistas que estudam e se dedicam à criação de raças caninas, conhecidos como cinófilos, o Estado possui exemplares com alto grau de competitividade. “Temos diversos cães de referência nas competições regionais e nacionais, como American Staffordshire Terrier (AST), Fila Brasileiro, Rottweiler, Golden Retriever e Australian Cattle Dog. Individualmente, em termo de resultados, são cães que vigoram entre os melhores do Brasil”, afirma o médico e membro do Kennel Club do Piauí, Luiz Martins Filho, que possui um canil e participará do torneio.
Os vencedores são premiados com troféus, medalhas e brindes. No Piauí, a competição acontece três vezes ao ano, sendo a última edição realizada em novembro do ano passado. O Kennel Clube do Piauí existe há 39 anos e conta com cerca de 30 sócios ativos, dedicados à prática de cuidar e treinar cães, seja para participar de exposições ou torneios dentro e fora do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário