MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Procura por vacina contra gripe já é grande em Porto Alegre


Clínicas montam estoque e doses estarão na rede pública em 15 de abril.
Doença matou 67 pessoas em 2012 no Rio Grande do Sul.

Do G1 RS

Já é grande a procura por vacinas contra a gripe nas clínicas particulares de Porto Alegre. As primeiras doses devem estar disponíveis a partir da semana que vem. Segundo os médicos, este ano, novos tipos de vírus vão estar em circulação, o que vai exigir mais cuidados de todos.
O dono de uma clínica encomendou mais de seis mil doses de laboratórios de fora do país para garantir o estoque. O primeiro lote deve chegar no fim do mês, mas a procura já começou. O custo da vacina será R$ 80.
“Eu acho que a experiência desses últimos anos, com o que aconteceu com a circulação do vírus H1N1. As pessoas ficaram experientes e calejadas com a falta de vacinas e com a procura atrasada pela vacina. A gente tem recebido diariamente uma centena de ligações a respeito da chegada da vacina”, conta Gilmar Moreschi, proprietário da clínica.
Para ficar bem protegido contra a gripe neste ano, os especialistas recomendam antecipar a vacinação. É que o risco de contágio deve ocorrer mais cedo, ainda no mês de maio, por causa de uma nova variação do vírus da gripe.
Além do H1N1, que prevaleceu nos anos anteriores, os vírus dos tipos “H3N2" e "B" devem chegar ao Brasil. Foram essas variações que causaram uma grande epidemia neste inverno em países do hemisfério norte, como os Estados Unidos. 
“A gente pode esperar que aqui no nosso estado, até em função do clima, nós tenhamos um pouco mais de casos de influenza do que nós tivemos no ano passado e que a circulação do vírus seja um pouco maior do que no ano passado. Nesse sentido é importante que a gente esteja atento em termos de imunização”, disse o infectologista Luciano Goldani.
Neste ano, a vacinação nos postos de saúde começa no dia 15 de abril. A dose é gratuita, mas estará disponível apenas para crianças, grávidas, idosos e doentes crônicos. No ano passado, o estado registrou mais de 500 casos de gripe, com 67 mortes.
O enfermeiro Ribamar Carpes toma a vacina todos os anos. Agora, ele também vai levar os filhos gêmeos para receber a dose. “Precaução é a melhor coisa”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário