MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Postos de saúde de Alagoas estão sem medicamento para diabetes


Diretor da Assistência Farmacêutica afirma que repassou medicamentos.
Estado diz que alguns municípios não foram buscar remessa de janeiro.

Natália Souza Do G1 AL

Insulina e outros medicamentos estão em falta na Central de Atendimento Farmacêutica (Foto: Natália Souza/ G1)Insulina está em falta na Central de Abastecimento
Farmacêutico (Foto: Natália Souza/ G1)
Medicamentos destinados a pacientes diabéticos estão em falta nos postos de saúde de  Maceióe em alguns municípios do interior de Alagoas.
Muitos pacientes chegam a ir nos postos, mas recebem a informação de que o medicamento está em falta, segundo uma agente de saúde de um posto em Rio Largo que preferiu não se identificar.
A estudante Jessyca Benário, foi uma das pacientes que tiveram problemas na hora de adquirir a insulina junto aos postos de saúde. Ela conta que se dirigiu à uma unidade no começo do mês, mas foi informada que não havia medicamento no estoque.
“É a terceira vez que acontece isso. Nós que precisamos da medicação, ficamos a mercê deste tipo de absurdo. Na última quarta-feira, precisei ser internada em um hospital particular para que finalmente pudesse tomar a insulina", reclamou a estudante.
A agente afirmou que o problema está na distribuição dos remédios através da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), localizado no Barro Duro, em Maceió.
A funcionária da Farmácia Judicial da CAF, identificada como Cássia, reconheceu que, além da insulina, outros medicamentos não estão sendo repassados pela Secretaria de Saúde de Maceió.
Durante entrevista à reportagem do G1, a funcionária atendeu várias ligações de pacientes à procura da substância e a resposta era sempre negativa.
Problema no repasse
Por meio da assessoria de comunicação, a prefeitura de Maceió informou que a insulina do tipo regular, ou seja, de ação mais lenta, está disponível na CAF, e o que está em falta é a insulina do tipo NPH, de efeito mais rápido.
Segundo a prefeitura, as insulinas são repassadas pelo Estado, através de uma parceria com o Ministério da Saúde. Os municípios informam a demanda de remédios ao Estado, que solicita o quantitativo ao Ministério da Saúde, responsável pela compra dos medicamentos.
De acordo com diretor de Assistência Farmacêutica do Estado, Fábio Pacheco, cerca de 7.500 insulinas foram repassadas para a prefeitura de Maceió no mês de janeiro. "No dia 10 de janeiro enviamos um lote com 2.700 insulinas para a prefeitura. A outra parte, com 4.800 insulinas foi entregue no dia 24 do mesmo mês. Eles só pegarão a próxima remessa no dia 24 desse mês", disse o diretor ao verificar os registros de entrega.
Pacheco não entende porque o medicamento já está em falta, mas afirma que as insulinas vêm sendo repassadas de acordo com as demandas dos municípios. "A competência do Estado é repassar os remédios que vêm do ministério aos 102 municípios. Essa logística entre o município e pacientes nós não interferimos", afirmou.
O diretor da Assistência Farmacêutica revela ainda que alguns municípios ignoraram o medicamento que seria destinado a eles no mês passado. "Alguns municípios, inclusive, não pegaram a remessa do mês de janeiro, creio que pela fase de mudança administrativa em algumas prefeituras", completou.
Ainda por meio da assessoria, o coordenador da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), Lindon Johnson Diniz, confirma o recebimento das 7.500 unidades no mês de janeiro, e informa que o medicamento foi encaminhado a todas as unidades de referência. “Algumas unidades podem não ter pego a remessa. É necessário que cada farmacêutico verifique essa informação para que possamos rastrear a falta do medicamento e providenciar a demanda”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário