MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

ONIX X GOL: QUEM LEVA A MELHOR NO COMPARATIVO DAS VERSÕES 1.0?


Hatch da Chevrolet quer desbancar o campeão de vendas da VW; veja qual dos dois vence essa partida

por RENATA VIANA DE CARVALHO
 
Chevrolet Onix 1.0 x VW Gol 1.0 (Foto: Fabio Aro)
O Onix está na cara do Gol. Deu um chapéu no Etios, driblou o HB20 e agora é o lançamento de 2012 que mais se aproximou do hatch da VW. Em janeiro, alcançou a quinta colocação no ranking de vendas, com 10.724 unidades comercializadas. Ainda falta muito para chegar no líder, que tem um saldo positivo de 22.338 emplacamentos. Mas isso não significa que Gol esteja confortável na tabela. O Onix pode incomodar e muito, como mostra esse comparativo.
A convocação era para um confronto entre os modelos de entrada: de um lado, o Gol 1.0 básico (R$ 29.390), do outro, o Onix LS (R$ 30.790). Mas antes de colocar os times em campo, as montadoras adaptaram as escalações à disponibilidade de carros na frota. Então, o camisa 10 da VW veio com os opcionais iTrend (+ R$ 2.788), airbag duplo e ABS (+ R$ 1.612), ar-condicionado (+ R$ 2.455), sensor de estacionamento (+ R$ 513), tecnologia BlueMotion (+ R$ 339) e um pacote que inclui retrovisores e vidros com comandos elétricos, entre outros, (+ R$ 728). Os equipamentos valorizam o passe do hatch para R$ 36.225.
Já o titular da Chevrolet foi o Onix LT, com airbags e freios ABS como parte do uniforme oficial, bem como direção hidráulica (inserida no opcional iTrend, no caso do Gol). Em contrapartida, ele só tem vidros elétricos nas portas dianteiras e os retrovisores só podem ser regulados manualmente. Nessa configuração, custa R$ 32.590 e a lista de opcionais se limita a dois itens: o sistema multimídia My Link (+ R$ 1.300) e o ar-condicionado (+ R$ R$ 2.200). Com ambos o hatch vale R$ 36.090. O sensor de estacionamento é vendido como acessório, com preço que varia de loja para loja. Em média, ele é encontrado por R$ 550.
Na ponta do lápis, os modelos são quase equivalentes. Mas antes de declarar o empate, considere o preço do seguro. E aí, o Gol leva um chapéu. Em média, a cobertura não sai por menos de R$ 2.000. Enquanto a do Onix é encontrada por até R$ 1.200.
Chevrolet Onix 1.0 x VW Gol 1.0 (Foto: Fabio Aro)
Primeiro tempo
Frente a frente, os dois mostram que vestem a camisa de seus clubes. No ano passado, o VW ganhou "a cara" dos irmãos. O estilo não é unanime. Mas ajuda a assegurar a primeira colocação no mercado. Já o Onix traz uma das melhores soluções para a atual identidade visual da Chevrolet: é mais proporcional, como um todo. Algo em seu desenho externo tem um quê de Gol. Contudo, a semelhança para aí.
O esquema tático da Chevrolet tem foco na contemporaneidade. O quadro de instrumentos com display digital e o sistema My Link são as maiores provas disso. A tecnologia multimídia, inédita até então nessa categoria, permite que os ocupantes vejam fotos e vídeos, operem o celular e acessem podcasts e aplicativos de smartphones a partir da tela sensível ao toque. O manuseio é simples, embora o monitor de sete polegadas perca a sensibilidade por vezes e não execute as funções corretamente. E já que é para ser moderno, nada de cd-player. O My Link do Onix só bate-bola com as entradas USB e auxiliar e com o Bluetooth.
O contra-ataque do Gol não oferece perigo na área da modernidade. O sistema de som, por exemplo, é mais simples. Contudo pode ser controlado a partir de comandos localizados no volante. A principal jogada tecnológica do Gol está voltada para questões mais práticas. Ele oferece o pacote BlueMotion, que inclui computador de bordo com indicadores de consumo (indisponível no rival) e do momento “ideal”para as trocas de marchas. Esse segundo "bobeia" de vez em quando, especialmente nas reduções. Mas considerando que quem compra um modelo 1.0 prioriza economia de combustível, pode ser um recurso interessante.
E já que entramos no assunto, vale destacar que o Gol leva a melhor no consumo. Suas marcas são de 9,0 km/l, na cidade, e de 13,2 km/l na estrada (medições com etanol). Os pneus 175/70 R14 com baixa resistência à rolagem contribuem com o desempenho. Já o Onix é mais gastão, especialmente na cidade. Suas médias são de 6,6 km/l e 14 km/l, respectivamente. Quando lançou o motor 1.0 de nova geração do Gol, que recebeu a sigla TEC, a VW afirmou que ele era 4% mais econômico que o VHT. Ao menos quando associado ao pacote BlueMotion, ele cumpre seu papel.
Chevrolet Onix 1.0 x VW Gol 1.0 (Foto: Fabio Aro)
Números de teste
  Chevrolet
Onix 1.0       
Volkswagen
Gol 1.0
Aceleração  
0 – 100 km/h (s) 15,0  16,3 
0 – 400 m (s) 19,5  20,0 
0 – 1.000 m (s) 36,5  37,0 
Velocidade a 1.000 m          139,8 km/h         139,2 km/h
Retomada de velocidade
40 – 80 km/h (3ª) 9,4 8,4 
60 – 100 km/h (4ª) 15,1 13,2 
80 – 120 km/h (5ª) 28,1 22,0 
Frenagem     
100 km/h (m) 46,1 44,4 
80 km/h (m) 29,4 26,7 
60 km/h (m) 17,3 14,9 
 Segundo tempo
A etapa começa com um cartão amarelo para cada lado! E o motivo é uma falta comum aos jogadores do segmento: cadê o cintos de segurança de três pontos e apoio de cabeça no assento central traseiro? Esquecido por Chevrolet e VW, o quinto passageiro encontra um pouco mais de conforto no Onix, que entrega mais espaço para as pernas dos ocupantes graças à boa distância entre-eixos (2,53 m x 2,46 m). Os mais altos, porém, vão dar algumas “cabeçadas” no teto.
Motorista e carona também encontram melhor acomodação no Chevrolet, em bancos com suporte lateral que apoia o corpo nas manobras. Também é mais fácil encontrar boa posição ao volante. O banco afundado no assoalho é passado no Gol. Mas há um pênalti remanescente do G4: só é possível mexer na inclinação do assento.
Em termos de acabamento, ambos trazem bastante plástico rígido. Mas o do Onix tem aspecto e textura um pouco melhores. Além disso, há porta-trecos em abundância e alguns até com revestimento emborrachado, que reduz o ruído no interior. As duas unidades avaliadas tinham pequenas falhas. O Onix tinha algumas rebarbas e a tampa do porta-luvas não ficava alinhada quando fechada. Já o Gol apresentou uma pequena infiltração ao transitar na chuva – aparentemente, um problema na borracha da porta do motorista.
O Onix ainda tem dois deslizes ergonômicos: o puxador da porta e os comandos do vidro elétrico ficam muito recuados. Não é incomum que o motorista apoie a mão no porta-treco da porta para fechá-la. No Gol, é curioso notar que apenas os botões para a abertura elétrica das janelas dianteiras estão na porta. Os que acionam os vidros das portas traseiras ficam próximos ao rádio.
O espaço para carga de ambos é equivalente. Medições de Autoesporte indicam espaço para 285 litros de carga no Gol e 287 l, no Onix. O rack transversal é um dos únicos itens ultrapassados do carro – a tendência são modelos longitudinais, mais favoráveis à aerodinâmica – e não vem de série. Como acessório, é oferecido por até R$ 800 nas autorizadas de São Paulo.
Chevrolet Onix 1.0 x VW Gol 1.0 (Foto: Fabio Aro)

  Chevrolet Onix 1.0 Volkswagen Gol 1.0
Estilo  9,0 8,0 
Posto de comando 8,5  8,0 
Passageiros (2x)  8,5  8,0 
Porta-malas 8,5  8,5 
Equip. de comodidade        8,5  8,0 
Equip. de segurança 8,5  8,0 
Acabamento (2x)  8,5  8,0 
Subtotal  77,0  72,5 
     
Motor  8,0  8,0 
Freios 8,0  8,0 
Suspensão 8,5  8,5 
Desempenho (2x) 8,0  8,0 
Consumo (2x) 7,5  8,5 
Dirigibilidade 8,0  8,5 
Câmbio 9,0  9,0 
Subtotal 72,5  75,0 
     
Preço (2x) 8,0  8,0 
Atualidade 10,0  9,0 
Subtotal 26,0  25,0 
     
Total 175,5  172,5 
Média 8,3  8,2 
Apito final
Antes de o juiz pedir a bola e apontar o meio do campo, é hora de dar uma movimentada na disputa. Para partir da imobilidade e chegar aos 100 km/h, quem sai na frente é Onix, que cumpre a prova em 15 segundos – o Gol precisa de 1,3 s a mais. Porém, no dia a dia, responde melhor. Ele retoma a velocidade em menor tempo que o rival, independentemente da situação. Além disso, o Onix sente mais quando está cheio ou com o ar-condicionado ligado. Nessas condições o rendimento em baixa rotação cai significativamente.
O motor 1.0 TEC do Gol rende 72/ 76 cv e 9,7/ 10,6 kgfm de torque. O 1.0 da Chevrolet, uma evolução do VHCE de Celta e Classic, entrega mais em termos de potência (78/ 80 cv), mas perde no torque (9,5/ 9,8 kgfm) – o que explica um pouco seu desempenho na comparação com o rival. Além disso, o Onix é um pouco mais pesado. Na versão avaliada tem 1.019 kg ante 947 kg do Gol.
Os técnicos imprimem posturas diferentes aos times. Enquanto a VW aposta na suspensão firme. A Chevrolet opta por um acerto mais macio. Na prática, o Gol apresenta comportamento mais equilibrado em campo. Mas o ajuste do Onix não implica em falta de estabilidade. O líder de vendas ainda oferece câmbio e direção mais justos e afinados. Mas isso não lhe garante a vitória nesse embate. Ele segue como referência em dirigibilidade e tem bom consumo. Mas perde no trato aos ocupantes, em tecnologia, acabamento e no pacote de equipamentos de série. O Onix vem embalado para brigar pelo campeonato.
 

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