País diz ter enviado macaco ao espaço em foguete e o recuperado vivo.
Discurso tenta afastar dúvidas sobre o programa espacial iraniano.
Ahmadinejad
olha macaco durante Dia Nacional de Tecnologia Espacial do Irã, em
Teerã, em 4 de fevereiro de 2013 (Foto: AFP / HO / Site da Presidência
do Irã)
Ahmadinejad discursa nesta segunda(Foto: AFP / HO / site da Presidência iraniana)
Na semana passada, a agência de notícias oficial do Irã afirmou que um macaco foi enviado em um foguete que atingiu uma altura de mais de 120 km e voltou intacto. Segundo relatos, o animal estava vivo ao ser resgatado. Fontes independentes não comprovaram o fato.
Segundo Ahmadinejad, "o diabólico inimigo", maneira pelo qual o líder se refere a Israel, aos Estados Unidos e a seus aliados, está preocupado com o progresso do Irã "em todos os campos científicos" e usa qualquer meio para "saquear os recursos iranianos".
saiba mais
O presidente também pediu aos especialistas em tecnologia espacial que
permaneçam alerta para evitar possíveis "sabotagens" em seu trabalho, já
que "algumas potências não podem tolerar a grandeza e o crescimento do
Irã".O governo do país anunciou durante a apresentação que os protótipos dos satélites de comunicações Zohreh e Nahid deverão ser lançados este ano. Além de Ahmadinejad, o ministro da Defesa, Ahmad Vahidi, participou do ato. O funcionário lembrou que o Irã tem um programa espacial de dez anos e espera poder enviar um homem ao espaço antes de 2020.
Imagem retirada de vídeo divulgado pela TVestatal iraniana mostra resgate de macaco que
foi lançado ao espaço em satélite (Foto: Reuters)
O Irã colocou em órbita seu primeiro satélite em 2009, e desde então a indústria do país lançou outros ao espaço, usando foguetes e tecnologia próprios.
Em fevereiro de 2012, o Irã anunciou que estava desenvolvendo novos foguetes para lançar satélites a uma altitude maior. O desenvolvimento de foguetes espaciais que usam a mesma tecnologia dos mísseis balísticos de longo alcance causou preocupação na comunidade internacional.
Imagens de antes e depois do macaco mandadoao espaço pelo Irã (Foto: AFP/Borna Ghassemi/Irna)
O anúncio do Irã sobre o envio de um macaco ao espaço provocou questionamentos nas redes sociais, por causa de supostas diferenças entre o animal mostrado antes e o bicho visto depois do lançamento.
Uma das imagens, obtida pela agência de notícias estatal iraniana (Irna) no dia 28 de janeiro (esquerda), mostra um macaco com pelos claros e uma mancha acima do olho direito, antes de ser enviado ao espaço. Já a outra foto, tirada na quarta-feira (30) após o retorno do foguete a Terra, revela um macaco com pelos mais escuros e sem a mancha acima do olho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário