MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Número de ataques sobe para 38 em SC e 14 municípios já foram atingidos


Relatório foi divulgado pela Polícia Militar na manhã deste domingo (3).
Ações de monitoramento e repreesão devem continuar em todo o estado.

Janara Nicoletti Do G1 SC

Incêndio nas duas carretas ocorreu por volta de 21h20 de sábado (2) em Maracajá (Foto: Quintino Júnior/Divulgação)Incêndio nas duas carretas ocorreu por volta de 21h20 de sábado (2) em Maracajá (Foto: Quintino Júnior/Divulgação)

Na manhã deste domingo (3), a Polícia Militar de Santa Catarina divulgou o relatório completo dos atentados no estado. De quarta-feira (30) até a madrugada deste domingo, 14 municípios registraram ataques a veículos e prédios públicos, totalizando 38 casos. Joinville é a cidade com maior número de ocorrências, 11 ataques, seguida por Florianópolis, com oito atentados que há duas noites não registrou ataques.
Esta é a segunda onda de violência em três meses, no estado. Na primeira, em novembro de 2012, foram registrados cerca de 60 ataques, em sete dias. Os atentados voltaram a acontecer na noite desta quarta-feira (30), com ataques a veículos e prédios públicos em Gaspar, Itajaí, Camboriú e Balneário Camboriú, no Vale do Itajaí. Entre a noite de quinta (31) e a madrugada de sexta (1), outros municípios registraram atentados. Só em Florianópolis, foram oito ocorrências. As regiões Sul e Norte também passaram a ser alvos dos criminosos. Em Joinville, ocorreram sete ataques na mesma noite, cinco deles a ônibus. Da noite de sábado até a madrugada deste domingo (3), o estado teve 11 novos casos de incêndios e ataques contra veículos e construções, em várias regiões. Desta vez, o Oeste de Santa Catarina também foi afetado.
Bombeiros trabalham para apagar o fogo em ônibus no bairro Ingleses, em Florianópolis (Foto: Alex Benicio/Divulgação)Florianópolis é a segunda cidade com maior número
de ataques (Foto: Alex Benicio/Divulgação)
De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, a suspeita é que as causas desta segunda onda de ataques sejam muito semelhantes às de 2012. Ele acredita que as ordens partem de dentro dos presídios e são comandadas pela mesma facção criminosa que promoveu os atentados de novembro.
Segundo a Polícia Militar, assim como no ano passado, os principais alvos são ônibus: até a madrugada deste domingo (3), 17 veículos de transporte coletivo foram incendiados em diversas cidades. Além deles, houve nove ataques a prédios das polícias Civil e Militar, e do Departamento de Administração Prisional (Deap). Outros 12 atentados foram a prédios públicos, incêndios em carros, caminhões, lixeiras e pneus.
Polícia registra primeiro ataque a ônibus em Joinville, Santa Catarina (Foto: Pena Filho/Agência RBS)Em uma única noite, Joinville teve cinco ônibus
incendiados (Foto: Pena Filho/Agência RBS)
O núcleo de comunicação da Polícia Militar informou na manhã deste domingo (3) que serão mantidas as medidas de segurança e monitoramento, nas cidades atingidas pelos atentados. Segundo a corporação, o policiamento foi reforçado em todo o estado e as ações para conter os atentados criminosos são realizadas em conjunto com outros órgãos de Segurança Pública do estado. Até o meio-dia deste domingo, somente a Polícia Militar prendeu 20 suspeitos.
Entre as medidas de Segurança adotadas, estão o aumento do efetivo nas ruas, barreiras policiais e, em Joinville e Florianópolis, são realizadas escoltas a ônibus. Na capital catarinense, os veículos de transporte coletivo circulam até as 22h. A PM informou que reuniões devem definir se haverá escolta nas outras cidades atingidas. Ainda não há informação de quando estes encontros devem acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário