Usuários do 'Canubring' podem pedir e trazer encomendas do exterior.
Criado por chileno, site chegou ao Brasil há 2 meses e tem 1.500 membros.
O site, que completou um ano de existência no último dia 1° de fevereiro, chama-se Canubring (pronuncia-se como a frase em inglês “Can you bring?”, que significa “Você pode trazer?”).
O engenheiro Ricardo Freire, que já trouxe encomendas para outros usuários (Foto: Arquivo pessoal)
Criado por um chileno, o site tem versões em espanhol, inglês e, desde o
último mês de dezembro, também em português. O objetivo é unir pessoas
que viajam e têm espaço livre na bagagem a outras que precisam de alguma
coisa na mesma rota.De acordo a empresa, o custo de transporte por essa via é até 70% inferior ao das postagens convencionais.
Luciana trouxe, da primeira vez, duas câmeras fotográficas. Da segunda, um iPad mini e um perfume da marca Victoria’s Secret. “Achei a ideia perfeita para mim. Minhas viagens são curtas e geralmente tenho espaço livre na bagagem, então por que não ter um retorno sobre isso?”, afirma.
Ela ressalta que nas duas ocasiões o valor total das compras foi inferior aos US$ 500 permitidos pela Receita Federal, e por isso não havia a possibilidade de problemas na alfândega.
Também engenheiro, Ricardo Freire, de 37 anos, é outro brasileiro que se cadastrou na rede social em dezembro. Ele já trouxe cinco encomendas em duas viagens internacionais.
Em alguns casos, o próprio Ricardo realizou a compra. Em outros, o produto foi comprado online e entregue em seu hotel.
Luciana Carvalho no aeroporto
(Foto: Arquivo pessoal)
“Em geral são artigos eletrônicos, como celular e relógio, ou roupas e
tênis. Também me pediram bebida, mas não aceitei porque é frágil e mais
difícil de trazer”, conta ele.(Foto: Arquivo pessoal)
As entregas foram feitas pessoalmente ou enviadas por correio.
O engenheiro diz que no início recebia muitas consultas pelo site, mas poucas pessoas fechavam o acordo, talvez por desconfiança. Mas após algumas semanas da estreia no Brasil, Ricardo afirma que notou um aumento na procura. “Para a minha próxima viagem, em fevereir,o estou recebendo muito mais e-mails”, conta.
Brasil
O Canubring tem usuários em cem países, mas a atuação mais forte é na Argentina, no Chile, no Uruguai, nos Estados Unidos e na Espanha. Em um ano de existência, o site ultrapassou os 70 mil acessos e foram completadas quase 2.600 transações.
Espera-se que o Brasil seja responsável por 25% das transações totais ainda neste ano. “Começamos a nos internacionalizar pela América Latina, e obviamente o Brasil é o mercado mais importante da região. O brasileiro está viajando muito e consome muito, compra muitos produtos no exterior. Vemos o país como uma boa oportunidade”, disse ao G1 Sebastian Cussen, de 29 anos, o criador da rede.
Em dezembro, primeiro mês de atuação no Brasil, o site teve cerca de 1.500 cadastros e completou em torno de 300 transações. A maioria dos usuários (54%) é de São Paulo, 13% são do Rio de Janeiro e 6%, de Minas Gerais.
A ideia de criar o site surgiu de uma necessidade pessoal. Formado em administração, Cussen passou um tempo trabalhando em uma empresa de mineração na Espanha. “Eu precisava enviar muitas coisas para o Chile e trazer encomendas de lá também. Para isso, recorria às redes sociais tradicionais, como Facebook. Aí me dei conta de que muita gente fazia a mesma coisa”, afirma ele.
Os artigos mais encomendados são produtos eletrônicos, como tablets e computadores, comprados principalmente nos EUA. Em segundo lugar vêm produtos farmacêuticos que não exigem receita médica, como suplementos alimentares.
O chileno Sebastian Cussen, de 29 anos, fundador do Canubring (Foto: Divulgação)
SegurançaCussen afirma que o site apenas promove o contato entre os usuários, e por isso não é responsável pela perda das mercadorias e outros problemas.
A recomendação para a pessoa que vai trazer a encomenda é que ela verifique pessoalmente o que será transportado e nunca aceite pacotes fechados, evitando, assim, trazer substâncias ilícitas.
“Para ter certeza do que estou levando eu mesma faço as compras ou, se for para entregar no hotel, vejo se é uma instituição reconhecida”, diz Luciana Carvalho.
O site também possui um modelo de contrato para quem quiser estabelecer termos e condições do transporte da encomenda.
Segundo Cussen, até agora o sistema não recebeu nenhuma queixa ou relato de problema, mas ele afirma que serão criadas novas ferramentas para aumentar a confiabilidade e a segurança das transações em uma segunda versão do site.
Entre os recursos, estarão um seguro opcional, um sistema de reputações e comentários para os usuários, a possibilidade de fazer a transação por intermédio do site e a integração com outras redes sociais, para que seja possível verificar quando há amigos em comum com os demais membros.
A nova versão deve ir ao ar em março deste ano.
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