MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Meu escritório é de frente, lado e costas para o mar, diz marinheiro


André trabalhou como pescador e atualmente comanda lanchas.
Marcelo Oliveira também é marinheiro e tem trajetória semelhante.

Géssica Valentini Do G1 SC

Para André, a melhor coisa da profissão de marinheiro é a sensação de liberdade (Foto: Géssica Valentini/G1)Para André, a melhor coisa da profissão de marinheiro é a sensação de liberdade (Foto: Géssica Valentini/G1)
Aos 42 anos, André Nicácio não tem dúvida de que escolheu a profissão certa: "Meu escritório é aqui, de frente, lado e costas para o mar", diz, e aponta para o oceano. Ele é marinheiro há cerca de 14 anos, mas antes já trabalhava no mar, como pescador profissional. "Meu pai, avô, todos eram pescadores. Comecei aos 17 anos e trabalhei 16 anos pescando camarões em todo o litoral brasileiro", conta ele, que chegava a ficar no mar por 50 dias.
André foi pescador e atualmente é comandante de lanchas (Foto: Géssica Valentini/G1)André foi pescador e atualmente é comandante
de lanchas (Foto: Géssica Valentini/G1)
A família de André é de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, mas ele nasceu em Santos, no litoral paulista, para onde se mudaram por causa da pesca. Depois de passar mais tempo no mar do que em terra, segundo ele, resolveu buscar outra alternativa. "Queria ficar mais tempo do meu filho, que já estava com sete anos, e da minha família. Então voltei para Santa Catarina para trabalhar em outra atividade", conta.
Atualmente ele é comandante em lanchas, atividade que garante o sustento da família e a permanência na função de marinheiro. "É uma sensação de liberdade indescritível. Viajar, seja para lugares perto ou longe, é o que mais gosto de fazer", afirma ele, que mora na mesma vila de pescadores que morava a família, em Governador Celso Ramos. "Hoje é um trabalho normal, geralmente trabalho durante o dia e volto para casa à noite", diz.
Marcelo era pescador e decidiu buscar outra alternativa para ficar mais perto da família (Foto: Géssica Valentini/G1)Marcelo era pescador e decidiu buscar outra
alternativa para ficar mais perto da família
(Foto: Géssica Valentini/G1)
Como André, Marcelo Oliveira também é marinheiro e tem uma trajetória semelhante. Após 13 anos como pescador, começou a trabalhar em lanchas. "A vida social de um pescador é no barco. Cheguei a passar 9 meses no mar e 5 noites em casa. Depois que casei, minha esposa reclamava da ausência. Por isso resolvi mudar de rumo", conta ele, que é pai de Victor, de 12 anos, e Geovane, de sete. "Nessa ocupação a gente faz muitos amigos. Tem tempo para a família, uma vida financeiramente estável, além de fazer o que gosta. Cada lugar que chegamos é uma nova aventura", afirma.
André e Marcelo são marinheiros da Unidade Móvel de Verão da RBS TV, que percorre o litoral catarinense para mostrar lugares em que só é possível chegar pelo mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário