MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de fevereiro de 2013

NOVA PICAPE DA RENAULT SERÁ BASEADA NO DUSTER


Novo modelo não será pequeno e chega em 2015, com cabine estendida; Veja projeção

por GLAUCO LUCENA
 
Nova picape da Renault será derivada do utilitário esportivo Duster (Foto: Renato Aspromonte/Autoesporte)
Há alguns meses começaram a circular informações a respeito de uma picape que estaria sendo gestada pela Renault, especificamente para o mercado brasileiro. A primeira suspeita é que seria uma picape derivada da próxima geração do Logan – esse produto já existe na Romênia, sede da Dacia (marca controlada pela Renault). Mas Autoesporte investigou e descobriu a charada: a picape será um produto inédito, derivado do utilitário Duster. A projeção desta página mostra como deverá ser o modelo, já com a nova dianteira do jipe (ele muda no fim de 2014, um ano depois da dupla Logan e Sandero).
Renault Duster Dynamique 4x4 (Foto: Divulgação)
Segundo nossas fontes ligadas à marca, o desenvolvimento já está em fase avançada, e o lançamento está previsto para o início de 2015. O porte será superior ao de picapinhas como Fiat Strada, Volkswagen Saveiro e Chevrolet Montana. Mas não vai se equiparar ao das picapes médias como Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux e companhia. Ou seja: a marca francesa espera inaugurar um segmento, até difícil de ser batizado: picape compacta premium? A Ford havia cogitado fazer uma picape derivada do primeiro EcoSport, mas abortou, pois ela chegaria muito próxima da Ranger. A Renault não tem esse problema de canibalização na linha.
Ainda segundo nossos informantes, a única configuração disponível para a picape Duster será com cabine estendida, uma solução que não torna o habitáculo tão claustrofóbico, com espaço para pequenas bagagens atrás dos dois bancos da frente. E, ao mesmo tempo, não compromete tanto o espaço da caçamba, que promete ser bastante profundo. A referência para o modelo vem de uma rival, a Peugeot 504, que vinha da Argentina no início dos anos 1990. Ela era robusta e tinha uma caçamba invejável, com capacidade para 1,3 tonelada de carga.
A nova picape vai aproveitar a mecânica robusta e a suspensão reforçada do Duster para se distanciar das picapinhas. Se repetir os ângulos de ataque e saída do jipinho (30 e 35 graus), bem como seu vão livre (21 cm), ela terá quase a mesma valentia e capacidade off-road das picapes maiores. O estepe deverá ficar na parte inferior traseira, a exemplo do que ocorre no Duster 4x2 (no 4x4 ele vai para o porta-malas).
A opção da Renault mostra que as montadoras estão fugindo do segmento das picapinhas. A Ford Courier e a Peugeot Hoggar sairão de linha até o fim deste ano, enquanto as três sobreviventes, Strada, Saveiro e Montana, continuam usando plataformas antigas, sem grandes projetos de atualização. A própria Renault havia avaliado a produção da Logan Pick-Up há alguns anos, mas não viu viabilidade no projeto.

Um comentário:

  1. A partir de 01 de septiembre te invitamos a pedir los productos vendidos por Mudster Rumania - por Renault Duster, Mudster Shop tienda online: http://shop.mudster.ro Aceptamos el pago de PayPal, el pago en la entrega y las principales tarjetas de crédito / débito.
    El transporte puede lograrse por TNT Internacional

    ResponderExcluir