MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Nasa divulga imagens que mostram efeitos do degelo no Alasca


Projeto 'Climate 365' busca explica de forma simples o aquecimento global.
Efeitos como elevação do nível do mar estão ligados à mudança climática.

Do Globo Natureza, em São Paulo

À esquerda, imagem de 1941 mostra a geleira de Muir, no Alasca; à direita, foto no mesmo local, em 2004, mostra como o derretimento afetou a geleira (Foto: Divulgação/National Snow and Ice Data Center)À esquerda, imagem de 1941 mostra a geleira de Muir, no Alasca; à direita, foto no mesmo local, em 2004, aponta como o derretimento modificou a geleira (Foto: Divulgação/National Snow and Ice Data Center/Nasa)
A agência espacial americana (Nasa) lançou um projeto para divulgar informações sobre os efeitos das mudanças climáticas no mundo. Chamado "Climate 365", o programa inclui um site, um perfil de Facebook e montagens com fotos atuais e antigas. A ideia é explicar de forma simples as causas do degelo em regiões do Ártico, o aumento do nível do mar devido ao derretimento e efeitos do aquecimento global na Antártica, entre outros fenômenos.
Em uma montagem, a Nasa apresenta duas fotos da geleira de Muir, no Alasca, com uma diferença de 63 anos: uma imagem é de 13 de agosto de 1941 e a outra, de 31 de agosto de 2004.
É visível como o tamanho da geleira diminuiu - onde antes havia neve, agora há um rio, e as montanhas estão muito mais expostas do que anteriormente.
"Este par de imagens em particular mostra o recuo contínuo da geleira e sua redução na segunda metade do século 20. De 1941 a 2004, a parte frontal da geleira retrocedeu cerca de 11 km, enquanto sua espessura diminuiu mais de 800 metros", afirmou a Nasa, atribuindo os dados ao Centro Nacional de Dados Sobre Neve e Gelo dos EUA.
A agência americana afirma que imagens e dados de satélite obtidos a partir de 1970 estão "dando um quadro das mudanças no gelo em locais como Alasca, Groenlândia e Antártica", onde a "perda de áreas congeladas está contribuindo para a elevação do nível dos mares em escala global".
Mapa preparado pela Nasa movimentação do gelo no interior da Antártica (Foto: Divulgação/Nasa)Mapa preparado pela Nasa movimentação do gelo no interior da Antártica (Foto: Divulgação/Nasa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário