MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Mãe acusa demora de plano de saúde para fazer troca de sonda em criança


Garota de 3 anos passou por uma gastrostomia e precisa trocar aparelho.
Plano de saúde diz que as providências necessárias já foram tomadas.

Do G1 BA
A mãe de uma criança de três anos, que passou por uma gastrostomia - cirurgia para colocar uma sonda no estômago -, faz um apelo para que a filha consiga internamento em um hospital conveniado com o plano de saúde dela.
Segundo Ana Graziele de Jesus, o aparelho precisa ser substituído. A menina apresenta um quadro de diarreia e cólica, que pode ser resultado de uma infecção que ela teve há um mês. A mãe afirma que foi orientada por médicos a internar a garota, mas que não conseguiu isso junto ao plano de saúde.
"O plano de saúde falou que a médica dela solicitiou uma sonda e que essa sonda não é [vende em] de Salvador. Eles fizeram o pedido por uma empresa de home care, que é de Salvador. Me passaram que era um prazo de cinco dias, mas foi me informado novamente que o prazo é de 15 dias para a sonda estar chegando. Como há pouco tempo ela teve uma bactéria no orifício da sonda, a gente está preocupado que essa bactéria volte porque a sonda dela voltou a vazar. Por conta disso, a gente está precisando do internamento para fazer o tratamento com a sonda e fazer o tratamento com antibiótico, como foi passado por uma equipe da ambulância que teve aqui em casa", relata a mãe.
A criança nasceu prematura e com vários problemas de saúde. Segundo Ana Graziele de Jesus, a primeira cirurgia foi realizada com um ano de vida. Uma válvula foi colocada no esôfago para regular a passagem de alimentos. No entanto, o procedimento não deu certo e em janeiro de 2012 a jovem foi submetida a uma gastrostomia.
Resposta do plano
A Unimed informou ao G1 que a troca do aparelho já foi autorizada, mas o dia em que o procedimento será feito não foi estabelecido. A empresa diz ainda que o equipamento que precisa ser substituído tem uma numeração especial por ser infantil e não está disponível em Salvador. Por isso, foi necessário que a Unimed recorresse a um fornecedor de outro estado.
Com a demora no internamento, a mãe da menina teme que o estado de saúde dela piore. Nesta sexta-feira (22), Ana Graziele informou que a criança está com diarreia e que ainda não conseguiu o internamento. Segundo ela, o plano de saúde informou que irá marcar uma consulta com um pediatra.
"Ela é uma criança instável. Em uma momento ela está bem, mas a qualquer momento ela pode ter uma crise de convulsão, ela pode piorar porque a infecção que ela teve é uma bactéria resistente, muito grave. E a gente teme o pior", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário