MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Irmão do Galo, Capote da Madrugada destaca carnaval família em Teresina


No ritmo do frevo, bloco de Teresina espera 10 mil pessoas na Zona Leste.
Inspirado no Galo da Madrugada, folia resgata as tradicionais marchinhas.

Josiel Martins Do G1 PI

Há exatos dez anos, um grupo de amigos pernambucanos chegava a Teresina. Época de carnaval e a saudade da terra natal batia mais forte. Como trazer a folia do frevo para a capital do Piauí? A resposta veio na formação do Capote da Madrugada, tradicional bloco de rua, inspirado no irmão Galo, que há dez anos alegra foliões na Zona Leste da cidade. A festa, que começou com 60 pessoas, hoje cresceu e espera reunir 10 mil pessoas.
Marchinhas, frevo, brincadeiras e uma característica peculiar: uma festa para famílias que resgata o tradicional carnaval dos blocos. Foi isso que motivou o fisioterapeuta Paulo André, de 46 anos, a levar pela primeira vez seus filhos, Gabriel e Letícia, de 6 e 4 anos, respectivamente, para conhecerem o bloco. O momento, segundo ele, é de recordação e, claro, comemoração.
O fisioterapeuta Paulo André levou toda a família para o Capote da Madrugada (Foto: Josiel Martins)O fisioterapeuta Paulo André levou toda a família para o Capote da Madrugada (Foto: Josiel Martins)
“Há quatro anos estou em Teresina. Soube do Capote e resolvi trazer minha família. É algo diferente, seguro e com um espírito de paz e brincadeiras de forma muito espontânea, popular. A festa não tem hora para acabar, mas é como se fosse tudo em família”, explicou Paulo André.
Enquanto os pequenos Gabriel e Letícia dançam frevo, Rebecca Soares, de 6 anos, se fantasiou de bailarina para participar do Capote. “Não viajei e por isso meu pai chamou para o bloco. Temos que prestigiar”, conta a tímida garota.
É com uma peruca loira que o Valdo Alves, um dos fundadores do Capote da Madrugada, fala sobre a organização do bloco. Há 17 anos em Teresina, o organizador afirma que em 2013 o desfile contará com uma novidade aérea: um avião monomotor jogará papéis picados sobre os foliões.
“Caímos na simpatia do teresinense com uma brincadeira de rua, sem confusão. Esperamos que no próximo ano, conseguimos reunir um maior número de pessoas e mais blocos”, espera Valdo Alves.
A concentração do Capote da Madrugada começou as 14 e saída do bloco as 17 horas, na Avenida Dom Severino, próximo ao Restaurante Cajuína. Mini-trios e orquestra acompanham os foliões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário