MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Governo federal oferece tropas para SC combater ataques

Vannildo Mendes | Agência Estado

O Ministério da Justiça ofereceu o envio de tropas da Força Nacional de Segurança Pública e das Polícias Federal e Rodoviária para ajudar Santa Catarina a debelar a onda de violência que voltou a atingir várias regiões do Estado. A ajuda federal ficou acertada em reunião, na tarde desta quarta-feira, entre o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador catarinense, Raimundo Colombo (PSD). "A violência é uma questão do Estado brasileiro e o governo federal está junto e fará o que for preciso para ajudar Santa Catarina a enfrentar essa situação", disse Cardozo.
Desde o início dos atentados, no fim de janeiro, foram registradas 56 ocorrências em 18 municípios do Estado. Colombo informou que apenas 24 têm origem reconhecidamente atribuída à organização criminosa que estaria comandando a violência a partir dos presídios. Ele afirmou que o pior passou e garantiu que o aparelho de segurança assumiu o controle da situação. "O cumprimento da lei está assegurado e a população vai poder brincar o carnaval tranquila", declarou ao final da reunião.
O tipo de ajuda e o tamanho do efetivo a ser enviado, todavia, só serão definidos após uma reunião técnica dos órgãos de segurança dos governos federal e estadual, a partir de informações da área de inteligência, que vem acompanhando os desdobramentos da crise. "Tenho falado com o governador diariamente. Se houver necessidade, não pouparemos esforços, nem envio de recursos humanos e materiais para que possamos enfrentar juntos essa questão", explicou Cardozo. Ele colocou ainda à disposição vagas para transferências de líderes de facções criminosas para os presídios federais de segurança máxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário