MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Galo da Madrugada começa a ganhar corpo; veja como vai ficar a escultura


Frevo e homenageados do carnaval recifense foram inspiração de artista.
Estrutura começa a ser revestida dez dias antes do desfile, em Igarassu.

Do G1 PE

Um tranquilo sítio em Igarassu, distante dos focos de folia mais agitados do Grande Recife, é o local onde o símbolo da maior agremiação carnavalesca do mundo, o Galo da Madrugada, está sendo confeccionado. O revestimento da estrutura, tradicionalmente instalada na Ponte Duarte Coelho, no bairro da Boa Vista, área central da capital pernambucana, começa sempre dez dias antes do desfile, que este ano cairá no dia 9 de fevereiro.

O galo gigante, também chamado de maestro da ponte, será coroado, este ano, como rei do frevo para celebrar o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade concedido pela Unesco, em 2012, ao ritmo centenário. O percussionista Naná Vasconcelos e o fotógrafo Alcir Lacerda, homenageados do carnaval recifense, também estarão presentes de forma simbólica na elegante indumentária.

A estrutura do Galo, que tem 27 metros de altura e pesa três toneladas, é a mesma desde 2011, quando os foliões conheceram uma escultura de peito estufado e mais magrinho. O corpo é feito basicamente de ferro, redes de psicultura, revestimento emborrachado e tecido lurex brilhoso. A cabeça também leva fibra de coco, material leve, resistente à chuva e anti-chamas. Ao todo, o investimento é de R$ 250 mil.
Assistentes montam a coxa do galo (Foto: Luna Markman / G1)Assistentes montam a coxa do galo (Foto: Luna Markman / G1)
Cada peça é montada separadamente, e o quebra-cabeça vai ser solucionado no dia 6 de fevereiro, a partir das 22h. "As peças serão levadas em oito caminhões de Igarassu até a ponte, no Recife. A gente faz um teste aqui antes, para tudo sair direito lá. A montagem deve durar cerca de 14 horas. Quando [o galo] está subindo, é uma alegria muito grande, emocionante mesmo", falou o coordenador operacional da montagem, Edvaldo Rangel.

Há quatro anos, é trabalho do artista plástico Sávio Araújo pensar em cada detalhe da roupa que revestirá a escultura. Ele explica o conceito de maestro da ponte. "É que a obra de arte começa na ponte, um símbolo das relações sociais. Ele é e sempre será maestro, mestre, e este ano será coroado rei do frevo para mostrar ao mundo a importância do título de patrimônio", afirmou.
Sávio mostra máquina fotográfica Rolleiflex de Alcir Lacerda que será usada como modelo para o Galo. (Foto: Luna Markman/G1)Sávio mostra máquina fotográfica Rolleiflex de Alcir Lacerda,
que será modelo para o Galo (Foto: Luna Markman/G1)
O frevo aparece nos pés do Galo, onde chaves de saxofone adornam as canelas e pistões de trompete substituem as esporas. Dragonas, uma espécie de ombreira militar, reverenciam o capitão Zuzinha. "Foi ele quem descobriu, ao acelerar polcas, maxixes e marchas executadas pelas bandas marcias, o novo ritmo, no início do século 20", falou Sávio Araújo. No fraque, o vermelho e dourado, cores da realeza.

A estampa em estilo africano do colete, desenhada pela designer Isabela Andrade Lima, celebra os batuques percussivos de Naná Vascocelos. O Galo também carregará no peito a réplica de uma câmera fotográfica Rolleiflex, a preferida de Alcir Lacerda. Pernambuco sempre é lembrado na escultura, que desta vez traz algumas cores da bandeira nas dragonas. A cauda virá em tons de verde, fazendo referência aos coqueiros do estado.
Thiago corta círculo de emborrachado que vão enfeitar escultura. (Foto: Luna Markman/G1)Thiago corta círculos de emborrachado que vão enfeitar
escultura (Foto: Luna Markman/G1)
Assim como ano passado, a escultura vai "cantar" o frevo "Vassourinhas", adaptado pelo músico Carlos Chagas, em intervalos de 15 minutos, a partir das 6h. Enquanto "canta", também vai "frevar", executando o passo do parafuso, através de giros de 360º em seu eixo. Uma novidade é que a passista Mar&Sol, personagem criado por Sávio Araújo, vai acompanhar a montagem do Galo. Ainda há uma surpresa que o artista guarda para o dia do desfile, que só poderá ser vista no fim da tarde.

Thiago Farias é um dos 25 assistentes de Sávio. Trabalha de segunda a sexta, manhã e tarde, na confecção do Galo. Está sempre de olho no modelo de 2,7 metros, seguindo à risca cada detalhe. "Fico muito feliz em participar da montagem. Saber que milhares de pessoas vão olhar a obra que você fez é muito gratificante", disse o jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário