MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Famosos ‘carrões’ recebem ajustes para o carnaval de Cerquilho, SP


‘Carrões’ são veículos adaptados com plataformas como em trios elétricos.
Em 2013, 25 ‘carrões' e oito trios elétricos devem agitar o carnaval.

Do G1 Itapetininga e Região

No interior de São Paulo, um dos carnavais mais famosos é o de Cerquilho (SP). Na cidade, os desfiles em ‘carrões’ e trios elétricos atraem mais de 60 mil turistas nas noites de folia. O número bem maior do que a população da cidade, que é de quase 40 mil moradores, segundo dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.
Faltando poucos dias para as noites de festa, os tradicionais carrões recebem os últimos ajustes. Um que recebem atenção especial é o carrão do grupo ‘Os Migué’, um dos mais antigos nesta tradição. O grupo que começou com uma kombi adaptada, hoje desfila com um ônibus que recebe aproximadamente 100 foliões.
O mecânico David Aparecido Ribeiro conta que já são 14 anos de animação. “Em 1999 começamos com uma kombi. Passaram pelo ‘Os Migué’ três ou quatro, sendo que a última já chegou com uma plataforma no teto e estrutura para que os foliões pudessem desfilar lá em cima. Com os passar do tempo, mais gente começou a fazer parte do desfile e foi preciso ampliar. A kombi foi para um ferro velho e um ônibus virou atração”, diz.
Ônibus tem dois ambientes: a plataforma superior e o andar de baixo com poltronas e banheiro. (Foto: Carlos Alberto Soares / TV Tem)Ônibus tem dois ambientes: a plataforma superior
e o andar de baixo com poltronas e banheiro.
(Foto: Carlos Alberto Soares / TV Tem)
O ônibus tem dois ambientes: a plataforma superior, onde os foliões desfilam ao som dos trios elétricos, e o andar de baixo, onde eles aproveitam para descansar e recompor as energias. De acordo com o universitário Murilo Denardi, um dos organizadores do grupo, toda a preparação é feita para deixar os amigos confortáveis. “Quem sai no nosso 'carrão' tem privilégios. As mulheres, por exemplo, têm um banheiro exclusivo. O namorado pode descer com ela e ficar esperando. Tem as poltronas do ônibus para o pessoal que quiser descansar um pouco. Além das poltronas, tem espaço para pufes em um ambiente com menos luz, luz negra. Eles podem descansar, bater um papo e ficar mais ‘relax’ para aproveitar depois”, comenta Denardi.
Para o carnaval 2013, o grupo investiu aproximadamente R$ 30 mil na pintura do ônibus e confecção de abadás, canecas, pulseiras e outros materiais que personalizam o bloco.
Enquanto o grupo ‘Os Migué’ tem mais de uma década na folia, o carnaval de Cerquilho abre espaço para novos integrantes. O grupo ‘Kukum-K’ irá desfilar pela segunda vez em uma caravan adaptada. De acordo com um dos organizadores, o universitário José Felipe Ribeiro, todos irão fazer bonito. “O petróleo já está no ponto. Só falta agora o carnaval”, brinca.
O nome do ‘Kukum-K’ surgiu de uma batida de música. Para acompanhar o carrão é preciso ter o kit básico formado pelo abadá e pela bandana. De acordo com o idealizador do bloco, Rodrigo Ribeiro Reis, foram investidos aproximadamente R$ 10 mil e a intenção é chamar a atenção. Ele garante que mesmo com a mudança no espaço do carnaval da cidade, que em 2013 será em recinto fechado, o evento será um sucesso. “Aqui vem muita gente de São Paulo porque o pessoal tem a tranquilidade. Neste ano, o carnaval será em recinto fechado, o que dará ainda mais segurança para as pessoas. A festa é sempre boa e as pessoas ficam à vontade. Divertem-se bastante e não têm medo de assalto”, comenta.
Grupo 'Kukum-K' irá desfilar pela segunda vez. (Foto: Carlos Alberto Soares / TV Tem)Grupo 'Kukum-K' irá desfilar pela segunda vez. (Foto: Carlos Alberto Soares / TV Tem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário