MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Faltam médicos e equipamentos em postos de Vila Velha, diz prefeitura


Segundo dossiê da prefeitura, há déficit total de mais de 210 profissionais.
Neucimar afirma que assinou 5 convênios para construção de unidades.

Do G1 ES

O prefeito de Vila Velha, na Grande Vitória, Rodney Miranda, divulgou nesta sexta-feira (8) um dossiê sobre a situação das unidades de saúde do município. De acordo com o documento, a cidade sofre com um déficit total de mais de 210 profissionais da área. Além disso, muita infiltração e mofo comprometem as estruturas dos postos de saúde. Segundo Rodney, a culpa é da gestão passada. Em resposta, o ex-prefeito Neucimar Fraga afirmou que iniciou os consertos das unidades de saúde e cinco convênios foram assinados para a construção de novas.

Conforme informações do dossiê, de um total de 632 funcionários, há um déficit de 22%, entre médicos, técnicos e auxiliares de enfermagem e saúde bucal, enfermeiros e cirurgiões dentistas, dispersos pelas 17 unidades responsáveis pelo atendimento à população. Nos postos, há 93 médicos em atividade, com falta de 42 profissionais.
Segundo o relatório da prefeitura, apenas a Unidade de Saúde da Ponta da Fruta não sofre com a falta de equipamentos. Por conta dos problemas, o número de consultas nos postos foi reduzido à metade, entre 2009 e 2012.
A Unidade de Saúde de São Torquato foi apontada como a que possui as piores condições de trabalho, de acordo com a Secretaria de Saúde de Vila Velha. Na lista de problemas, estão a ausência de rampas de acesso aos consultórios, lixo contaminado armazenado dentro da unidade, vazamento de esgoto nos fundos do prédio e laboratório pequeno.
O prefeito explicou que são R$ 60 milhões em dívidas ainda a serem pagas. “São dívidas empenhadas, despesas feitas e sem dinheiro em caixa para pagar. É um outro problema que estamos enfrentando, mas nada disso vai impedir que a gente melhore a prestação de serviços para a nossa população”, afirmou.
Respondendo pela antiga gestão, Neucimar Fraga informou que deixou R$24 milhões no caixa da prefeitura, dinheiro que seria usado para a contratação de novos funcionários e para continuar a gestão da saúde em Vila Velha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário