MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Falta de comprador provoca queda no preço da carambola em SP


Caixa de 22 quilos sofre redução de 50% em relação ao ano passado.
Estado é responsável por mais da metade da safra nacional de carambola.

Do Globo Rural
A falta de compradores preocupa os produtores de carambola de São Paulo. Houve aumento na produção da safra, mas teve queda na procura pela fruta. A caixa de 22 quilos está sendo vendida pela metade do preço em relação ao ano passado. O estado é responsável por mais da metade da safra nacional de carambola.
O clima contribuiu com as frutas cultivadas na lavoura do agricultor Walter Falchi na propriedade de Cândido Rodrigues, no nordeste de São Paulo, que chegaram ao ponto de colheita grandes e saudáveis. Nesta safra, cada pé produz uma média de 250 quilos por ano. O crescimento das árvores, que já estão com 15 anos, torna necessário o uso de uma escada para a colheita dos frutos, que precisa ser feita com muito cuidado.
A carambola é uma fruta delicada que é muito usada na Europa para a decoração de pratos. O agricultor que apanha a carambola não pode machucar as quinas. Onde bate, escurece e a fruta perde valor.
O agricultor Ricardo Núncio, que tem plantas de seis anos que carregaram bastante fruta, colhe carambola dez meses por ano. Ele diz que nesta época houve queda pela procura da fruta. Por isso, nem tudo é colhido. A caixa de 22 quilos, que já valeu R$ 15 no fim do ano passado, sai do sítio pela metade do preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário