MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Estudo mostra que faltam médicos nas cidades do interior de SC


Dos quase 12.500 profissionais do estado, cerca de 3 mil estão na capital.
Média de médicos por mil habitantes em SC é menor do que a nacional.

Do G1 SC, com informações da RBS TV
O Conselho Federal de Medicina divulgou nesta segunda-feira (18) estudo sobre a distribuição de médicos no Brasil. Em Santa Catarina, dos quase 12.500 profissionais, cerca de 3 mil atuam na capital e faltam médicos no interior.

A média de profissionais para cada mil habitantes no estado também é menor do que a nacional. O índice é de 1,98 em Santa Catarina contra 2 do Brasil. Para o Conselho Federal de Medicina, o número é suficiente para atender a população. Porém,  como a distribuição é desigual, o interior do estado acaba prejudicado.
Um problema nacional é a escassez no Sistema Único de Saúde (SUS). São 1,13 médicos para cada 1.000 habitantes, o que, segundo o Conselho Federal de Medicina, compromete o atendimento. De acordo com a entidade, o déficit poderia ser resolvido com melhores salários e condições adequadas de trabalho. "Nós defendemos uma carreira com dedicação exclusiva, em que o médico possa receber um salário digno, com as condições estruturais adequadas para que ele possa fazer uma medicina de qualidade", afirmou o presidente do Conselho, Roberto Luiz D'Avila. O Ministério da Saúde ainda não comentou a pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário