MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Especialista ensina a decorar unhas com o tema dos Filhos de Gandhy


Veja passo a passo e os itens necessários para poder preparar unhas.
Especialista diz que é importante ter equilíbrio e suavidade para pintar.

Danutta Rodrigues e Ingrid Maria Machado Do G1 BA

unha filhos de gandhy (Foto: Miss Verniz/Divulgação)Unha decorada com o tema do bloco Filhos de Gandhy (Foto: Miss Verniz/Divulgação)
A especialista em decoração de unhas, Elda Alves, ensina a produzir uma unha em homengem ao bloco de Afoxé Filhos de Gandhy. O tradicional bloco baiano tem um estilo próprio ao sair às ruas durante o carnaval de Salvador.

Os integrantes da entidade, que é totalmente masculina, saem vestidos de branco, com um turbante também branco e colares feito nas cores branca e azul. Para quem quer fazer a homenagem vai precisar de base, esmaltes branco e azul claro, esponja para decoração e esmalte extra brilho para finalizar. Além de canetas especiais para unhas.
A especialista dá uma dica importante para que vai pintar as unhas sozinha.“É preciso ter equilíbrio e suavidade ao mesmo tempo. O equilíbrio serve para dar firmeza nos traços dos desenhos e a suavidade tem que andar junto, já que não se deve colocar força para pintar, senão fica tudo borrado”, explica.
Veja o que é preciso
- Base
- Esmalte branco, azul claro
- Canetas para unhas branca e azul forte
- Esponja - pode ser comprada em casas especializadas em unhas, ou quem preferir, pode cortar um pedaço da esponja de lavar prato. A esponja deve ser nova.
1º passo:
Passar a base nas unhas, depois a ideia é esmaltar as unhas com esmalte branco. A depender da marca do esmalte, pode-se passar de duas a três camadas na unha. Depois faz a limpeza normal dos dedos.

2º passo:
Esponjar as unhas. Para esse processo é preciso encharcar a esponja com o esmalte azul claro. Não é necessário passar por cima de todo o esmalte branco. Depois desse processo é preciso tirar o excesso de pintura das laterais.

3º passo
O próximo passo é fazer o colar utilizando as canetas para unhas. Alterna-se com a caneta branca e a azul.

4º passo:
No dedo anelar, onde não foi esponjado, faz-se o desenho com a marca do bloco.
Para finalizar é preciso utilizar um esmalte extra brilho.
Tradição
O Afoxé Filhos de Gandhy foi criado em 18 de fevereiro de 1949 por estivadores do porto de Salvador, que resolveram colocar um novo bloco na rua por conta da impossibilidade do antigo bloco "Comendo no Coentro" desfilar, devido à crise do pós-guerra.
Integrantes do Filhos de Gandhy soltam pombas pela paz (Foto: Eduardo Freire/G1)Integrantes do Filhos de Gandhy soltam pombas pela paz (Foto: Eduardo Freire/G1)
O nome foi sugerido por um dos criadores da entidade, Duraval Marques da Silva, mais conhecido como Vavá Madeira, que se inspirou no líder hindu Mahatma Gandhi, morto um ano antes do surgimento do Afoxé Filhos de Gandhy.
Em 1974 e 1975, o bloco enfrentou problemas administrativos e não desfilou. Desde 1983, a entidade tem sede na Associação Cultural, Recreativa e Carnavalesca Filhos de Gandhy, no Pelourinho. O bloco é formado apenas por homens e políticos e personalidades baianas são destaques no desfile. Quando estão em Salvador os artistas Caetano Veloso e Gilberto Gil sempre participam do desfile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário