MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Conheça as atrações de Washington que lembram o presidente Lincoln


Casa de campo, teatro onde ele morreu e memorial estão entre as dicas.
Mostras temporárias em museus exibem sua cartola e outros objetos.

Do G1, com a Associated Press

Para quem estiver interessado em Lincoln, o presidente, ou em “Lincoln”, o filme, a cidade de Washington é o destino certo.
Abraham Lincoln foi o 16° presidente dos Estados Unidos e um dos mais admirados do país. Em seu mandato, ele pôs fim à escravidão, com a Proclamação de Emancipação, e preservou a unidade do país, apesar da Guerra Civil. A história de seu assassinato é um dos capítulos mais conhecidos da história americana.
Muitos museus de Washington estão oferecendo exposições temporárias especiais em comemoração do aniversário de 150 anos da Guerra Civil e da Proclamação de Emancipação. Outros lugares sugeridos nesta reportagem podem ser visitados a qualquer momento: o Memorial Lincoln, a casa onde ele passava o verão, o Teatro Ford, onde ele foi baleado, e a Petersen House, onde morreu, por exemplo.
Estátua do Memorial Lincoln, em Washington, EUA (Foto: Gerald Herbert/AP Photo)Estátua do presidente no Memorial Lincoln, em Washington, EUA (Foto: Gerald Herbert/AP Photo)
Memorial Lincoln
A monumental estátua de mármore branco do presidente, concluída em 1922, situa-se dentro de um grande edifício de colunas. O projeto, de acordo com o Serviço Nacional de Parques, foi inspirado no Parthenon, o templo grego antigo, considerado o berço da democracia.
Cerca de 6 milhões de pessoas visitam o memorial a cada ano. Mesmo em um dia frio de inverno, as escadas ficam lotadas de visitantes de todo o mundo tirando fotos e falando várias línguas.
Informações: www.nps.gov/linc
Teatro Ford e Petersen House
Teatro Ford (Ford Theater), em Washington (Foto: AP Photo/ Ford's Theatre, Maxwell MacKenzie)Interior do Teatro Ford em Washington (Foto: AP Photo/ Ford's Theatre, Maxwell MacKenzie)
Lincoln foi assassinado no Teatro Ford, em 1865, enquanto assistia a uma peça com sua esposa, Mary Todd Lincoln. Em seguida ele foi levado a uma casa do outro lado da rua, agora transformada em museu e lugar histórico, chamada Petersen House.
Lá, é posível visitar o quarto onde o presidente morreu e no qual seu Secretário de Guerra, Edwin Stanton, teria pronunciado as famosas palavras: “Agora ele pertence à História"
Uma visita a esses dois lugares revela detalhes sobre o crime: o assassino, John Wilkes Booth – um ator tão famoso em sua época como Justin Bieber ou George Clooney –,  caminhou até o lugar onde Lincoln estava sentado e atirou na sua cabeça. Então, saltou para o palco, correu e fugiu a cavalo.
Booth foi perseguido e baleado em um celeiro 12 dias mais tarde. Uma placa marca o local de uma pensão nas proximidades onde, segundo se afirma, os conspiradores tramaram o assassinato. O edifício na 604 H Street é agora um restaurante. A proprietária da pensão, Mary Surratt, foi enforcada.
Após 16 meses do assassinato, o Teatro Ford fechou e o governo comprou o prédio e o transformou em um edifício de escritórios. Em 1933, o Serviço Nacional de Parques adquiriu o edifício por sua importância histórica. Em 1965, o presidente Lyndon Johnson sancionou a restauração do prédio e o interior foi recriado para simular como era quando Lincoln foi baleado.
No Teatro Ford e na Casa Petersen estão expostos o diário e a pistola de Booth, o xale de Lincoln, materiais de campanha e fotos.
Informações: www.fordstheatre.org.
President Lincoln’s Cottage (Casa de Campo do Presidente Lincoln)
  •  
Estátua de Abraham Lincoln na Lincoln's Cottage, casa de campo do ex-presidente (Foto: AP Photo/Jacquelyn Martin, File)Estátua de Lincoln com seu cavalo em sua antiga casa de campo (Foto: AP Photo/Jacquelyn Martin, File)
Era para esta casa localizada sobre uma colina a 4,8 quilômetros da Casa Branca que Lincoln e sua família iam durante o verão, para escapar do calor e da umidade de Washington. Uma estátua do presidente com seu cavalo evoca seu trajeto de meia hora por dia para a Casa Branca montado nesse animal.
Carregamentos de móveis eram trazidos da Casa Branca a cada verão. Mas, diferentemente de muitos lugares históricos, a casa não está cheia de mobiliário ou de itens pessoais -- e este é o ponto. Os tours guiados nos ambientes quase sempre vazios enfatizam as ideias de Lincoln e as pessoas que ele encontrou durante a sua estadia no local e nos seus passeios diários, de ex-escravos e soldados a personalidades estrangeiras e pessoas que vinham pedir favores.
O visitante pode entrar no quarto onde ele lia Shakespeare e a Bíblia, ouvir histórias sobre seus encontros com o Secretário de Guerra, ir à varanda que já ofereceu uma vista clara de todo o caminho para o centro de Washington e subir as escadas onde seus passos eram ouvidos quando ele não conseguia dormir.
Até 30 de abril, uma exposição no local exibe uma das apenas 26 cópias assinadas existentes da Proclamação de Emancipação.
Informações: www.lincolncottage.org
Smithsonian National Museum of American History
Cartola de Abraham Lincoln e vestido de sua mulher em exposição no Smithsonian's National Museum of American History  (Foto: AP Photo/Smithsonian’s National Museum of American History)Vvestido da mulher de Lincoln e a famosa cartola do presidente, expostos no Smithsonian's National Museum of American History (Foto: AP Photo/Smithsonian’s National Museum of American History)
A famosa cartola de Lincoln, já marrom devido à idade, está em exibição no segundo andar do museu até o dia 15 de setembro na exposição “Mudando a América”. Lincoln tinha 1,90 m de altura e o chapéu o tornava ainda maior. Ele o usou no Teatro Ford na noite em que foi assassinado.
A exposição aborda a história desde a abolição da escravatura até o movimento dos direitos civis. Outro tesouro está no terceiro andar do museu, na exposição “A Primeira Dama”: o vestido de veludo roxo e cetim branco, com botões de madrepérola e saia de aro, de Mary Todd. O vestido foi feito por sua costureira e confidente Elizabeth Keckley, uma ex-escrava que comprou sua própria liberdade.
Uma terceira exposição no local traz outros objetos de Lincoln, além de uniformes, armas e outras relíquias da Guerra Civil.
Informações: americanhistory.si.edu

Smithsonian American Art Museum e National Portrait Gallery
A exposição "A Guerra Civil e a Arte Americana”, em exibição até 28 de abril, inclui pinturas de alguns dos mais importantes artistas da época: Winslow Homer, Eastman Johnson, Frederic Church e Sanford Gifford. Segundo o museu, elas descrevem “o impacto transformador da Guerra Civil e suas consequências".
Uma pintura da paisagem do vale de Yosemite em 1865 retrata Lincoln no primeiro parque dos EUA protegido pelo governo federal. Outros trabalhos mostram cenas de soldados, de negros fugindo da escravidão ou contemplando sua nova vida após a guerra.

Na National Portrait Gallery, é possível ver uma foto de Lincoln tirada em um estúdio local em 1865, uma pintura do presidente realizada por George PA Healy e moldes de gesso de rosto de Lincoln -- um deles feito no início de seu mandato e o outro depois, mostrando o impacto da guerra em suas feições magras -, além dos moldes de suas mãos.
Informações: http://americanart.si.edu/civilwar e http://npg.si.edu.
Newseum
Uma exposição chamada "Sangue e Tinta: Primeiras Páginas da Guerra Civil” exibe mais de 30 páginas de notícias daquela época, incluindo uma manchete sobre a morte de Lincoln.
Informações: www.newseum.org
Comida
Dois excelentes restaurantes perto de Teatro Ford são o Jaleo (um local para comer tapas caras) e o Teaism (uma rede local que oferece pratos de influência asiática com preços moderados).
Há ainda um restaurante chamado Lincoln, que tem um menu com ingredientes locais e um piso coberto com moedas de um centavo de Lincoln.
Informações: www.jaleo.com; www.teaism.com e www.lincolnrestaurant-dc.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário