MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Coleta seletiva do lixo é a melhor alternativa para o meio ambiente


Lixo pode contaminar os lençóis freáticos se for descartado de forma errada.
Diariamente, 700g de lixo são produzidos por habitante em São Luís.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

O costume de fazer a coleta seletiva do lixo caseiro em sacolas diferentes, separando o plástico do papel, por exemplo, é uma atitude é fundamental para o meio ambiente. Ao ser jogado nas ruas, o lixo contamina o solo podendo até espalhar doenças. Um exemplo disso são baterias de celular que se não forem descartadas corretamente demoram um milhão de anos para se decompor.
Segundo o biólogo José Maia, o líquido resultante do lixo pode afetar diretamente a população. “No lixo tem matéria orgânica, materiais de construção, pilhas, baterias que ao se decompor, as substâncias não só vão para o lençol freático, como podem contaminar os lagos. E isso prejudica a todos, pois a tendência sempre é ir para o lençol freático  e contaminar a água que nós bebemos”, alerta.
Em São Luís, a média diária de lixo produzido por habitante é de 700g e a maior parte desse material não é descartado de forma correta. A coleta seletiva é uma alternativa voltada para o desenvolvimento sustentável. O problema é que por mais que o morador separe corretamente o lixo caseiro, se o mesmo for para aterros inadequados, ele irá se misturar a outros materiais.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a coleta mecanizada recolhe cerca de 1.200 toneladas por dia. O restante feito por coleta domiciliar e seletiva.
A Associação dos Catadores de Material Reciclável do Maranhão arrecada os produtos separados por meio de doações. Todo o material é compactado numa única máquina da associação. O quilo do papelão é vendido a R$ 0,12 para um atravessador, que revende o material para empresas do Sudeste do país.
No programa Ecocemar, a destinação correta do lixo também pode gerar economia. Desde 2011, a Companhia de Energia do Maranhão troca materiais como bronze, jornal velho, garrafas pet e baterias por descontos na conta de energia.
Em nota as operadoras de telefonia Tim, Oi e Claro informaram que mantêm nas lojas e agentes autorizados, urnas coletoras para o descarte de baterias, chips e aparelhos de celular usados. Ninguém da operadora Vivo foi encontrado para falar sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário