MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cobra com duas cabeças intriga moradores de área rural, no AM


Eles cogitaram a ideia do réptil ser 'coisa de outro mundo'.
Pesquisador diz que há registros da anomalia em outras espécies.

Ranon Freitas Internauta, Manaus, AM

Cobra de duas cabeças encontrada no Amazonas (Foto: Ranon Freitas/ Vc no G1)Cobra de duas cabeças encontrada no Amazonas (Foto: Ranon Freitas/VC no G1)
A descoberta de uma cobra com duas cabeças na mesma extremidade do corpo intrigou moradores da comunidade Menino Jesus, situada entre os municípios amazonenses de Autazes e Careiro. O réptil se debateu e morreu repentinamente após ser encontrado.
O agricultor Antonio Carlos, de 28 anos, que mora num sítio na comunidade Menino Jesus, onde residem 56 famílias de trabalhadores rurais, achou a cobra no mês de janeiro. Intrigado com a inusitada aparência do animal, o agricultor pediu ajuda do primo que mora em Manaus, o universitário Ranon Freitas da Silva, 24 anos, que enviou fotos para o VC no G1 para auxiliar no esclarecimento do assunto.
Cobra de duas cabeças encontrada no Amazonas (Foto: Ranon Freitas/ Vc no G1)Pesquisador esclareceu que as duas cabeças na
cobra são decorrentes de problemas no
desenvolvimento (Foto: Ranon Freitas/ VC no G1)
Apesar de medir cerca de 30 cm, o que chamou atenção do agricultor em relação a cobra foram as duas cabeças na mesma extremidade e a maneira como o réptil morreu.
"Ele estava andando pelo sítio, quando ao passar por uma bananeira percebeu algo se mexendo. Ao se aproximar, inicialmente achou que fosse duas cobras brigando, mas depois percebeu que se trata de apenas uma. O mais estranho é que ela não estava brigando, mas sim se debatendo e morreu subitamente sem nenhum ferimento", contou Ranon Freitas com o relato do primo.
Por achar incomum a aparência da cobra, o agricultor encaminhou o réptil dentro de um recipiente com álcool para a capital. "Naquela área nunca ninguém tinha visto algo semelhante, todos estranharam. Alguns moradores da comunidade acharam até que seria coisa de outro mundo. Agora ela está comigo, mas ainda não sei o que fazer", comentou Ranon Freitas.
Cobra de duas cabeças encontrada no Amazonas (Foto: Ranon Freitas/ Vc no G1)Após se debater o réptil morreu
(Foto: Ranon Freitas/ VC no G1)
Nota da redação:
O especialista em répteis do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), William Magnusson, explicou que aparentemente a cobra encontrada é da espécie Xenodon rhabdocephalus, conhecida popularmente como Falsa-Jararaca. Ela não é peçonhenta. Entretanto, o pesquisador ressalvou através das imagens apresentadas que não há possibilidade de uma identificação conclusiva.

Segundo ele, nesse caso a presença de duas cabeças é uma deformidade comum e existem registros na Biologia do nascimento de cobras com a mesma anomalia em várias espécies. "É um filhote de uma espécie que chega a crescer mais de um metro. Os adultos são de cor uniforme. Essa anomalia acontece quando algo ocorre de errado no desenvolvimento do ovo ou houve um aquecimento demasiado nele. Com certeza o indivíduo não se desenvolve, nem reproduz e morre. Normalmente, essas cobras de duas cabeças não vivem muito tempo. Provavelmente, é um recém-nascido que morreu de debilitação porque a cabeça extra impediu de comer normalmente", esclareceu o pesquisador.
Ainda existe a possibilidade de que durante a captura do animal um dos ossos frágeis tenha sido fraturado, causando a morte da cobra. "É muito difícil pegar uma cobra sem machucá-la, a pessoa acha que não machucou, no entanto, por ter ossos fininhos, ao pegá-la acaba quebrando algum osso. A cobra de duas cabeças é muito mais sensível aos machucados", comentou William.

Nenhum comentário:

Postar um comentário