MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Brasil quer contratar médicos do exterior para atuarem na Amazônia


Estratégia tenta suprir escassez de especialidades médicas.
Senador Eduardo Braga disse que médicos terão CRM provisório.

Girlene Medeiros e Marcos Dantas Do G1 AM

Senador e líder do Governo Federal no Senado disse que médicos de fora do Brasil podem suprir demanda de especialidades no interior da Amazônia (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)Senador disse que médicos de fora do Brasil
podem suprir demanda no interior da Amazônia
(Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)
O senador e líder do Governo Federal no Senado, Eduardo Braga (PMDB), disse, na manhã deste sábado (2), em entrevista ao G1, que o Governo Federal estuda a contratação de médicos estrangeiros para atuar no interior da região Amazônica. O parlamentar comentou ainda sobre a eleição de Renan Calheiros para a presidência do Senado e assumiu voto no peemedebista.
"Nós na Amazônia temos grandes e graves carências de médicos especialistas no interior da nossa região. Não temos ginecologistas, ortopedistas, pediatras, obstetras, neurocirurgiões, anestesistas, enfim, faltam médicos especialistas no interior, e falta porque não há no país. Não adianta colocarmos salários de até R$ 25 mil porque esses médicos ganham isso ou quase isso em outras cidades e preferem morar em Ipanema do que em Tabatinga, por exemplo", disse o senador ao G1.
Segundo ele, a ideia está sendo estudada pela presidente Dilma Roussef, que já traça estratégias para que esses especialistas venham trabalhar no Brasil. "A presidente Dilma tem estudado com afinco a possibilidade de o Brasil aproveitar este momento econômico mundial para trazer médicos de Portugal, da Espanha, Cuba, Colômbia, Peru, Bolívia, que queiram vir trabalhar no interior do Brasil, concedendo a eles um CRM provisório por dois anos e estabelecendo uma bolsa de ajuda aos municípios que eles tenham condições de pagar esses médicos", completou Braga.
Eduardo Braga acredita que a estratégia de trazer médicos é necessária, pois o Brasil não pode formar médicos o suficiente para suprir a necessidade do país. "Não é um tema fácil porque tem a reação do Conselho Federal de Medicina, mas em contrapartida, nós não formaremos médicos para atender a nossa demanda nem daqui a 15 anos. Portanto, a única maneira de diminuir a dor e o sofrimento do nosso povo é nós trazermos esses especialistas de fora", enfatizou.
O líder do Governo no Senado falou ainda da estratégia para manter os médicos nas localidades para onde eles forem designados. "E temos que dar um CRM provisório, porque se ele sair de Tabatinga, por exemplo, nós temos que cancelar o CRM dele, se não ele pode vir pra Manaus ou ir pra qualquer cidade que não tem problema de falta de especialistas. Isso são mecanismos para fazer com que eles venham para atender em regiões onde nós temos extremadas carências", explicou.
Renan Calheiros na presidência do Senado
Em entrevista à TV Amazonas, Eduardo Braga falou sobre a escolha de Renan Calheiros, que é alvo de denúncia do Ministério Público e poderá responder a processo no Supremo Tribunal Federal (STF), para assumir a presidência do Senado e assumiu o voto ao parlamentar.  "Primeiro é preciso dizer que o senador Renan Calheiros, como todo cidadão brasileiro, no estado democrático de direito, tem o direito amplo de defesa. Não há nenhum processo contra o senador julgado, de modo que impeça sua candidatura, portanto, como todos, ele tem o direito de se defender e a partir daí ser julgado. Se ele vier a ser condenado aí é outra situação. Sob esse aspecto, portanto, o senador Renan Calheiros disputou com seus direitos políticos a presidência do Senado, ganhou a eleição com 56 votos, foi a indicação do PMDB, e como tal, em que pesem as divergências que tenho em relação ao senador, que são conhecidas da imprensa nacional e internamente no PMDB, por dever de lealdade, por dever partidário acompanhei meu partido", declarou Eduardo Braga.
BR-319
Braga elogiou o Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (Dnit), que abriu licitação para contratar estudos de impacto ambiental para obras da BR-319, que devem recuperar a única ligação terrestre do Amazonas com o restante do Brasil. Ele cobrou também uma aceleração nos prazos. "Acho importante. No entanto, é preciso dizer com franqueza que politicamente nós podemos construir junto à presidente Dilma, e junto ao Ministério de Meio Ambiente e ao Ibama, uma pressão e uma ação política que possa efetivamente acelerar esses prazos, porque a estimativa estabelecida pelo general Fraxe era de um ano e meio, mas daqui a um ano e meio nós estaremos no final do primeiro governo da presidenta Dilma e será necessário, portanto, empreender esforços para que tenhamos uma solução técnica, ambiental, jurídica e política para acelerarmos esta questão da BR-319", disse.
Prorrogação e ampliação da Zona Franca
O senador Eduardo Braga falou ainda sobre a possível prorrogação da Zona Franca de Manaus (ZFM) por mais 50 anos e a instalação de um polo industrial no interior. "A presidente Dilma já encaminhou o projeto para o Congresso, ele encontra-se na Câmara dos Deputados, não chegou ao Senado, e eu tenho tratado muito com um dos candidatos à presidência da Câmara, pelo meu partido, o deputado Henrique Alves, para que ele possa, ganhando a presidência da Câmara, instalar a Comissão Provisória Especial, que dará parecer para que o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que prorroga a Zona Franca por mais 50 anos possa ser deliberado pelo plenário da Câmara. Tão logo isso chegue ao Senado já há um entendimento com o senador Renan Calheiros para que ele possa imediatamente formar a comissão especial, sendo que eu já tenho um pleito para relatar ao senador esta matéria no Senado da República e nós esperamos poder, neste ano de 2013, conquistar duas grandes vitórias para o Amazonas: primeiro a prorrogação da Zona Franca, segundo, a extensão da Zona Franca para toda a Região Metropolitana, e isso assegurará para os municípios de Itacoatiara, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Iranduba, instalações de polos industriais para a geração de emprego e renda nestes municípios", revelou.
Competitividade da Zona Franca
Eduardo Braga se disse otimista com as estratégias do Governo Federal para tentar atrair novos investidores para a Zona Franca. "Nós temos várias ações conjuntas que permitem que tenhamos atratividade para a Zona Franca. Primeiro o Linhão de Tucuruí que entrará em teste em junho deste ano com a energia de Tucuruí. Segundo, porque nós estaremos já com a estrada de Itacoatiara já praticamente concluída e a de Manacapuru sendo duplicada, e ainda temos a Ponte Rio Negro, temos linhão de energia elétrica que interliga Manacapuru a Manaus, o gasoduto, que já está pronto e funcionando, uma usina de 600 MW que já está em construção ao lado da refinaria da Petrobras aqui em Manaus e a redução do custo da tarifa de energia elétrica, não só para todos os brasileiros, mas para as empresas, que pagarão até 32% menos na conta de luz. Isso, mais os incentivos fiscais da Zona Franca e a matéria-prima regional, mão-de-obra mais barata em relação ao resto do país, deverão atrair muitos investimentos para os municípios beneficiados com a indústria. Estou muito otimista de que se nós conseguirmos aprovar a extensão da Zona Franca para a Região Metropolitana e a sua prorrogação, 2014 será um grande ano de geração de emprego e renda nestes municípios", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário