MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Brasil e Bolívia discutem implantação de ponte e hidrelétrica na fronteira


Projeto da ponte já está pronto, segundo secretário do encontro.
Seminário irá elaborar carta de intenção para medidas compensatórias.

Larissa Matarésio Do G1 RO

Seminário que acontece em Guajará-Mirim neste sábado discute Corsórcio Binacional entre Brasil e Bolívia e elabora carta de intenções sobre impactos de projeto de construção de duas hidrelétricas na região fronteiriça (Foto: Cleilson Sales/TV Guajará-Mirim)Seminário que acontece em Guajará-Mirim  discute Corsórcio Binacional entre Brasil e Bolívia e elabora carta de intenções sobre impactos de projeto de construção de hidrelétrica na região fronteiriça (Foto: Cleilson Sales/TV Guajará-Mirim)
Desde sexta-feira (22) até a noite deste sábado (23), acontece em Guajará-Mirim (RO) e Guayaramérin, na Bolívia, o terceiro Seminário do Consórcio Binacional para Integração e Desenvolvimento Sustentável entre Brasil e Bolívia. O objetivo do encontro é elaborar uma carta de intenções que represente os interesses da população das cidades fronteiriças e discutir medidas estruturais que serão necessárias a partir do projeto de construção de uma hidrelétrica no distrito de Ribeirão, em Nova Mamoré, distante 60 quilômetros de Guajará-Mirim, e da ponte binacional que ligará os dois países com a extensão de de 1,2 mil metro.
O secretário geral do seminário, Cícero Noronha, explica que, de acordo com as reuniões entre o Consórcio e o Itamaraty realizadas em Brasília no final de 2012, existe o conhecimento do governo brasileiro da necessidade de implantação da ponte e da hidrelétrica.
"Já existe o projeto de construção da ponte que gira em torno de R$ 400 milhões, mas que deve ser readequado para 70% desse valor para começar a ser construído. A construção da hidrelétrica ainda está em discussão", diz o secretário.
Noronha ressalta a importância deste encontro. "A população das cidades fronteiriças estão muito distantes das decisões do centro político. Esse seminário que é aberto à toda comunidade é um momento ímpar para levar seus posicionamentos e ter voz para perto do centro das decisões", diz Noronha.
O primeiro dia de seminário, na sexta-feira, foi realizado na cidade de Guayaramérin, na Bolívia, e se encerra neste sábado (23) em Guajará-Mirim, no Brasil.
Entre os projetos binacionais para integração e desenvolvimento sustentável discutidos no encontro, estão a construção de mais duas hidrelétricas na região, sendo que uma seria binacional e outra totalmente boliviana. Outro projeto discutido pretende utilizar os rios da região para navegação até o oceano pacífico.
"É importante discutir sobre estes projetos porque eles causam impactos diretos e indiretos à população. A carta de intenção propõe medidas que atenda as necessidades da população", completa Noronha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário