MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Bloco do Pinto reúne centenas de foliões mirins em Porto Velho


“Este é o filhote do Galo [da Meia Noite]", explica coordenadora do bloco.
Dos veteramos aos estreantes, a garotada fez a festa na avenida.

Vanessa Vasconcelos Do G1 RO


As 'filhas do galo' fazem a festa no Bloco do Pinto, em Porto Velho (Foto: Vanessa Vasconcelos/G1)As 'filhas do galo' fazem a festa no Bloco do Pinto, em Porto Velho (Foto: Vanessa Vasconcelos/G1)
Na tarde desta segunda-feira (11) de carnaval, centenas de crianças provaram que na avenida também tem espaço para a folia delas, com muita alegria, confete e serpentina. Fantasiados e com  pique de deixar qualquer marmanjo com inveja, os pequenos saíram no Bloco do Pinto, a matinê que há oito anos agita o carnaval de centenas de pequenos foliões em Porto Velho.
O Bloco do Pinto foi criado com o objetivo de ser uma opção para as crianças na avenida. “A gente viu que faltava uma opção para elas, como as de antigamente, que pudessem se fantasiar e se divertir”, conta a coordenadora do bloco, Consolação Frota. Segundo ela, o nome no bloco faz referência ao tradicional Galo da Meia Noite. “Este é o filhote do Galo [da Meia Noite]”, explica Consolação.
Anthony e sua fantasia de Gambá de Óculos. (Foto: Vanessa Vasconcelos/G1)Anthony e sua fantasia de Gambá de Óculos. (Foto: Vanessa Vasconcelos/G1)
Veterano no carnaval porto-velhense,  Anthony Gabriel Costa, de 8 anos, já perdeu as contas de quantas vezes saiu no bloco. “É a quarta ou quinta vez, nem lembro”, disse o pequeno antes de revelar ao G1 a sua identidade, antes secreta. “O óculos escuro é pra ninguém descobrir minha identidade secreta de gambá, que é fedido mesmo”, revelou o folião, que no ano passado se vestiu de Power Rangers azul.
Pillar Brilhante, recepcionista, apaixonada por carnaval, foi a responsável por confeccionar as fantasias dos dois filhos, Pedro Alexandre, de 6 anos, que estava de jogador de futebol, e Marco Antônio, de 3 anos, com a fantasia de sapo que parece não ter dado muito certo. “O olho acabou ficando para traz”, revelou a mãe, às gargalhadas. E representando as baianas, Ana Victória de Paula, de 6 anos, só tinha um desejo: “Dançar e pular muito”, contou a foliã.

Maria Helena de Melo, de Carmem Miranda, e Pedro Henrique Silva, o Patati (Foto: Vanessa Vasconcelos/G1)Maria Helena de Melo, de Carmem Miranda, e
Pedro Henrique Silva, o Patati
(Foto: Vanessa Vasconcelos/G1)
Houve também quem pulasse o carnaval pela primeira, vez. Era o caso da pequena Maria Helena de Melo, de um 1 e 2 meses, desfilando charme e simpatia na fantasia de Carmem Miranda. Posando ao lado da estreante estava Pedro Henrique da Silva, de 2 anos, com a experiência do segundo carnaval vestido de Patati [da dupla de palhaços Patati & Patatá].
No clã das ‘pintinhas’, Ana clara, de 7 anos, Clara Inês, de 4 anos; Ana Bratriz, de 6 anos, e Maria Eduarda, de 6 anos eram só confetes e serpentinas para todos os lados. “Nós somos as filhinhas do galo, e adoramos carnaval, eu venho sempre”, revelou a pequena, porém experiente, foliã, Maria Eduarda.
Nos anos anteriores, os pais vestiam o tradicional kit abadá, mas neste ano, devido a entraves burocráticos, a coordenação optou por não comercializar as camisas e cancelar o trajeto do bloco, que percorria as avenidas Rogério Weber, Presidente Dutra, Pinheiro Machado e completava a volta na quadra na Duque de Caxias. Segundo a coordenadora, a festa foi realizada por meio da colaboração de diversos blocos da capital. “Como não tivemos arrecadação, contamos com o apoio de colegas de outros blocos, para não deixar o Bloco do Pinto morrer”, finalizou a coordenadora.
Um carro de som foi o responsável pela animação da festa, com musicas infantis, marchinhas de carnaval e muito axé. “Não adianta ficar só nas musicas infantis, elas querem e pedem axé”, revela consolação.
fantasia de sapo (Foto: Vanessa Vasconcelos/G1)Marco Antônio (dir.) com a fantasia de sapo que não deu muito certo, segundo a mãe Pillar  (Foto: Vanessa Vasconcelos/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário