MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

'Bhanda Bhaixa da Hégua' celebra 22º aniversário debaixo de chuva, no AM


Banda de Manaus é conhecida pelo boneco de égua com corpo de mulher.
Devido à chuva, apenas 2 mil foliões compareceram ao evento, diz PM.

Tiago Melo Do G1 AM

Bhanda da Bhaixa da Hégua agitou foliões na noite deste domingo (3) em Manaus (Foto: Tiago Melo/G1 AM)'Bhanda Bhaixa da Hégua' agitou foliões na noite deste domingo (3) em Manaus (Foto: Tiago Melo/G1 AM)
Criada há 22 anos por um dos fundadores da 'Banda da Bica', o empresário Vavá das Candongas, a 'Bhanda Bhaixa da Hégua' faz sucesso em todo o bairro Educandos, localizado na Zona Sul de Manaus, com seu boneco ícone: uma égua com corpo de mulher.
Boneco ícone da festa é uma égua com corpo de mulher, segundo o empresário Vavá das Candongas (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Boneco ícone da festa é uma égua com corpo de
mulher (Foto: Tiago Melo/G1 AM)
A tradicional banda, concebida para que o carnaval em Manaus continuasse até domingo, é realizada todos os anos na Rua Manoel Cardoso, popularmente conhecida como 'Baixa da Égua'. De acordo com os organizadores da festa, o evento conta anualmente com a presença de mais de 10 mil foliões. Este ano, devido à chuva, apenas 2 mil compareceram na folia.

A banda recebeu a letra 'h' na grafia para "perpetuar uma gíria da época que designava os lambanceiros, os caras que eram cheios de h", contou Simão Pessoa, outro fundador da 'Banda da Bica' e amigo de Vavá.
Segundo o tenente Sátiro Júnior da Polícia Militar, um operacional de 100 policiais foi deslocado para fazer a patrulha do local durante a festa. "Este ano está sendo o mais tranquilo dos últimos carnavais, nada de roubo, briga ou morte. Todo mundo de boa, curtindo o carnaval na maior paz e vai ser assim até o final", afirmou o tenente. Para garantir a segurança de todos, agentes do Batalhão Ambiental, viaturas e agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) também foram encaminhados ao local.
Evento conta anualmente com a presença de mais de 10 mil foliões (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Evento conta anualmente com a presença de mais de 10 mil foliões (Foto: Tiago Melo/G1 AM)
O público presente não desanimou mesmo com a chuva. Roberta Melo, de 56 anos, e a filha, Alberta Melo, 34, prestigiaram a banda. "Eu venho à banda desde que me entendo por gente e é sempre muito divertido, muita gente bonita e música boa", disse Roberta. "Esta é a quinta vez que venho e me arrependo de não ter vindo antes", relatou a filha.
Como de costume, o boneco ícone da banda, uma égua humanizada, fez um passeio pelas principais ruas do bairro Educandos em cima de um carro. Para garantir a diversão dos foliões, um palco é montado no final da rua, onde bandas tocam famosas marchinhas carnavalescas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário