MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Barracões de escolas de samba têm energia elétrica cortada, em Manaus


Escolas tiveram preparativos finais para desfile de sábado interrompidos.
Segundo Eletrobras, ligações irregulares ofereciam riscos à população.

Tiago Melo Do G1 AM

No barracão da Vitória Régia, os trabalhos se reduziram aos esforços manuais dos artistas (Foto: Tiago Melo/ G1 AM)No barracão da Vitória Régia, os trabalhos se reduziram aos esforços manuais (Foto: Tiago Melo/ G1 AM)
Às vésperas do desfile das escolas de samba do grupo especial de Manaus, que acontecerá na noite de sábado (9), os artistas, técnicos e presidentes das escolas sofrem com corte no fornecimento de energia. A interrupção no serviço, que aconteceu por volta das 10h desta terça-feira (5), paralisou a atividade dos barracões.

"A Amazonas Energia veio aqui, sem nenhum aviso e, do nada, cortou a nossa luz. Foi muita falta de consideração conosco. Poxa, já estamos na reta final dos preparativos e todo minuto é essencial", afirmou o diretor financeiro do Grêmio Recreativo Escola de Samba Sem Compromisso, Aureliano Rodrigues. "Parece que não pagaram a conta, mas também disseram que era por segurança", afirmou.
Com a falta de energia, equipamentos de solda, pistolas de cola-quente, cortadores de isopor, entre outros equipamentos, pararam de funcionar. "Além do desconforto em trabalhar no escuro e no calor", disse Aureliano.
Para o artista Mizael Costa do Grêmio Recreativo Escola de Samba Vitória Régia, o desfile deveria ser adiado. "Quem vai pagar o nosso prejuízo? Tem que adiar o desfile, não tem como as escolas se apresentarem assim. Já não bastava o atraso na entrega do material, agora mais isso", disse revoltado o artista. "Um dia de trabalho perdido nessa semana é crucial, por mais que tripliquemos o ritmo, nunca vamos repôr o dia perdido. Infelizmente a Eletrobras não pensa nisso", concluiu.

Segundo Mizael, o caso foi levado imediatamente aos presidentes das escolas. "Comunicamos a presidência e agora eles estão correndo atrás, negociando para que a energia seja religada", disse o artista, enquanto tentava revestir uma peça do carro alegórico, que, de acordo com o cronograma, seria finalizado ainda hoje. "Com a falta de energia, não vamos concluí-lo a tempo".
Segundo carnavalescos, o motivo para o desligamento não foi esclarecido (Foto: Tiago Melo/ G1 AM)Segundo carnavalescos, o motivo para o desligamento não foi esclarecido (Foto: Tiago Melo/ G1 AM)
Já as escolas Aparecida, Vitória Régia e Balaku-Blaku se uniram para alugar um gerador. "Tivemos de fazer isso, porque como trabalharíamos sem energia? E as escolas que não tem condição de alugar um gerador, como ficam? A nossa sorte é que já estamos bem adiantados e já passamos da parte da solda", comentou Ernani Ferreira, presidente Grêmio Recreativo Escola de Samba Balaku-Blaku. "O engraçado é que o grupo de acesso está se acabando no gato e ninguém desliga a luz deles", afirmou.
Em nota, a Secretaria de Estado da Cultura (SEC) afirmou que, há dez anos, paga todas as contas de energia elétrica e água dos galpões das Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus. Segundo a pasta, uma equipe acompanhou a inspeção realizada pela Amazonas Energia nos barracões das escolas, "atestando que os quadros de entrada e disjuntores estão danificados, que todas as caixas de energia estão expostas – com ligações irregulares no sistema, que as conexões de cabos também estão abertas e próximas de materiais como madeira seca, papéis e outros de fácil combustão, tornando a situação de alto risco para segurança". Ainda de acordo com a secretaria, a regularização do sistema deve ser feita pelas próprias agremiações.
A Eletrobras Amazonas Energia confirmou a informação repassada pela SEC. A empresa informou que oito unidades consumidores instaladas de maneira irregular foram detectadas nos barracões, colocando em risco a segurança das pessoas que transitam naquele local e das instalações elétricas inspecionadas. Diante da situação apontada, as unidades consumidoras tiveram seu fornecimento de energia elétrica suspenso por questões emergenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário