MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Leitos vazios esperam por pacientes no Hospital Regional de Macaíba, RN


Unidade foi desinterditada e hoje dispõe de 21 vagas de enfermaria clínica.
Ampliação e reforma do hospital deverão se prolongar até janeiro de 2013.

Ricardo Araújo Do G1 RN

Leitos de enfermaria vazios no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba (Foto: Ricardo Araújo/G1)Leitos de enfermaria vazios no Hospital de Macaíba
(Foto: Ricardo Araújo/G1)
Apenas 14 quilômetros de distância separam pacientes que se acumulam em macas nos corredores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, de um leito de enfermaria no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, na Região Metropolitana. Dos 21 leitos de enfermaria clínica cadastrados na unidade regional, pelo menos cinco estavam vazios à espera de pacientes nesta terça-feira (25).
Conforme esclarecimentos da diretora do Hospital, Altamira Paiva, os leitos das enfermarias servem como retaguarda para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, que enfrenta um histórico problema de superlotação. O hospital regional, apesar de não dispor de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), está com a farmácia abastecida com insumos e medicamentos suficientes para serem consumidos por um mês, tem máquina de raio-x e laboratório de exames clínicos funcionando.
Farmácia do Hospital Regional de Macaíba está abastecida para um mês  (Foto: Ricardo Araújo/G1)Farmácia está abastecida com medicamentos e
insumos médicos suficientes para um mês de uso
(Foto: Ricardo Araújo/G1)
O Hospital Regional de Macaíba chegou a ser interditado em agosto de 2011 pelo Conselho Regional de Medicina (CRM / RN). Após algumas melhorias, foi desinterditado parcialmente em fevereiro deste ano. O corpo técnico do Conselho decidiu manter a interdição na Ala Obstétrica em decorrência da falta de condições para procedimentos cirúrgicos.
O setor só será reaberto com a conclusão das obras de reforma e ampliação cujo valor foi orçado em R$ 1,2 milhão. As mulheres em trabalho de parto que recorrem ao hospital são imediatamente encaminhadas para as maternidades de Natal, principalmente a do Hospital Santa Catarina e Maternidade Escola Januário Cicco.
Obras no Hospital Regional de Macaíba deverão se estender até janeiro de 2013 (Foto: Ricardo Araújo/G1)Obras no Hospital de Macaíba deverão se estender
até janeiro de 2013 (Foto: Ricardo Araújo/G1)
"Até que enfim a reforma está de vento em popa. A previsão é de que tudo fique pronto em janeiro de 2013", afirmou Altamira Paiva. Com a reforma, serão construídos um novo centro cirúrgico, um centro de recuperação pós-operatório e um laboratório de análises clínicas. Questionada sobre os leitos vazios em detrimento da superlotação do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, Altamira Paiva informou que todos os dias encaminha a listagem das vagas para o Setor de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde.
"O que ocorre, porém, é que muitos pacientes não querem ser transferidos de Natal para Macaíba. Isso é um agravante para o Walfredo Gurgel", destacou a diretora. Em relação à interdição parcial da unidade, que inclui além do centro obstétrico a lavanderia do hospital, Altamira comentou que "são dificuldades que também são enfrentadas por outras unidades de saúde".

Nenhum comentário:

Postar um comentário