Festa é realizada entre 12 e 15 de agosto, em Cachoeira, Recôncavo da BA.
Rotas guiam turistas em comunidades quilombolas da região.
![irmandade da boa morte; bahia (Foto: Divulgação/Setur) irmandade da boa morte; bahia (Foto: Divulgação/Setur)](http://s2.glbimg.com/Wvpez5Cog4JaukLii2zP10CJOPXdDfzrVAOQz_HLAu9Ioz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/08/04/rita_barreto_-_setur.jpg)
Para ter acesso o público contará com duas vans que sairão de Cachoeira em dois horários diferentes: às 9h e às 14h. O passeio custa R$35 por pessoa. Para quem preferir fazer o roteiro com o seu próprio carro, o custo é menor, porém o valor não foi divulgado ao G1.
O projeto ‘Rota da Liberdade’ é formado por 19 guias das comunidades quilombolas da região que foram capacitados em história e geografia regional, primeiros-socorros e condução de trilhas. O roteiro do projeto envolve seis comunidades da região, são elas: Kaonge, São Francisco do Paraguaçu, Dendê, Engenho da Ponte, Engenho da Praia e Camboa.
Festa da Boa Morte
De acordo com dados do Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural da Bahia (Ipac), até a década de 1970, a Irmandade da Boa Morte não tinha sede própria e guardava os pertences na casa da juíza perpétua Zuleika Machado.
A festa anual era realizada em casas alugadas. Em 1990, a instituição recebeu três sobrados como doação. Um deles abriga a sede da Irmandade hoje, no Largo D’Ajuda, em Cachoeira.
![irmandade da boa morte; bahia (Foto: Manu Dias/Secom) irmandade da boa morte; bahia (Foto: Manu Dias/Secom)](http://s2.glbimg.com/eP4uqN_knOWLadyAsigz7JbBogHD0Le0Yl7RQ64zV9pIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/08/04/manu_dias_secom.jpg)
Hierarquia
Para integrar a irmandade, as mulheres precisam ter mais de 40 anos e serem ligadas a uma casa de candomblé, que pode ser da linha Ketu, Gegê ou Nagô. Ao serem aceitas, as irmãs passam por um ‘estágio’ de quatro anos.
Dentro dos seus 23 membros, a Irmandade da Boa Morte possui no topo da administração e hierarquia a Juíza Perpétua. A seguir situam-se os cargos de Procuradora-Geral, Provedora, Tesoureira e Escrivã, estando a Procuradora à frente das atividades executivas religiosas e profanas.
![irmandade da boa morte; bahia (Foto: Divulgação/Setur) irmandade da boa morte; bahia (Foto: Divulgação/Setur)](http://s2.glbimg.com/bPjAMTLJaGT9KH6hhwupeqBgRffk6Fj0qQAf3oC3WVVIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/08/04/turismo_bahia_festa_boa_morte.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário